Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Integração: como a escola deve acolher os alunos que ingressarão no 2º semestre?

integração

Um dos momentos que causam mais ansiedade nas crianças e nos jovens é quando eles trocam de colégio. Conhecer um novo ambiente, fazer novos amigos e se adaptar a novas metodologias e abordagens pedagógicas é, sem dúvidas, uma fase complexa.

Todo esse cenário se torna ainda mais difícil quando a mudança ocorre no segundo semestre do ano letivo. Nesse período, os estudantes já estão bastante integrados e, para o novo aluno, a adaptação nem sempre é tranquila.

Entretanto, a escola deve assumir um papel importante nesse processo, que é o de acolher a criança e o jovem para que ele se adpate bem e de forma rápida, sem comprometer o seu aprendizado e desempenho escolar.

A seguir, iremos mostrar ações que as escolas de excelência, em parceria com os alunos, promovem para receber os estudantes que ingressarão no segundo semestre do ano letivo. Não perca!

Visitas guiadas antes do início das aulas

Como mencionado no início, mudar de escola no meio do ano letivo não é algo fácil para crianças e jovens. Por isso, as escolas devem estar preparadas para receber da melhor forma possível esses novos estudantes. Uma ação muito importante são as visitas à escola antes do término do primeiro semestre.

Acompanhados dos pais e dos educadores do colégio, o novo aluno poderá conhecer a estrutura da escola, os horários, a dinâmica das aulas e das atividades extra-classe e até se familiarizar com os seus futuros colegas. Esse conhecimento prévio deixará o jovem mais tranquilo para o seu ingresso oficial no segundo semestre.

Conversa com os novos estudantes

Outra atividade que a escola pode promover para acolher os novos alunos é destinar alguns minutos para conversar com os ingressantes e esclarecer todas as dúvidas que eles possam ter sobre a instituição. Muitas vezes, uma reunião conjunta acaba sendo bastante eficaz, pois os estudantes percebem que não estão sozinhos nessa nova etapa e começam a estabelecer novos vínculos de amizade ainda no processo pré-adaptação.

Participação dos veteranos na integração dos novos alunos

Além das ações de adaptação promovidas pelos educadores, é interessante que o colégio envolva os alunos veteranos neste processo. Criar uma comissão para receber e guiar os novos estudantes nos primeiros dias de aula do segundo semestre é uma excelente forma de aproximar novatos e veteranos.

Essa comissão irá apresentar o dia a dia do colégio, esclarecer possíveis dúvidas dos estudantes e ajudá-los a se integrar com os demais colegas de classe. Esse acolhimento na primeira semana é essencial para que a adaptação transcorra bem e de forma rápida, sem comprometer o aprendizado dos ingressantes.

No artigo de hoje, apresentamos algumas ações que a escola deve promover para acolher os alunos que ingressarão no segundo semestre do ano letivo. Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre educação e veja também em nosso blog o post que aborda dicas de como impor limites para os filhos durante a adolescência.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This