Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Início das aulas: veja como a escola pode ajudar na adaptação das crianças da Educação Infantil

adaptar as crianças

O primeiro dia de aula costuma ser um momento repleto de surpresas para pais e filhos. Há crianças que ficam bastante empolgadas com a notícia do retorno das aulas e já querem organizar todos os materiais e deixar tudo pronto para esse momento. Mas, há também estudantes que não gostam muito do início das aulas, principalmente quando há mudança de sala ou colégio. Esse bloqueio é causado, muitas vezes, devido a ansiedade comum ao iniciar um novo ciclo, com novas experiências.

Geralmente quando isso acontece, a criança vai para a escola no primeiro dia de aula não muito contente, porém, depois de algumas horas interagindo com colegas e professores, o pequeno percebe que está em um ambiente seguro e que as novas descobertas foram agradáveis.

Entretanto, este cenário fica um pouco mais complexo quando se trata das crianças da Educação Infantil. Isso porque muitos alunos estão indo para a escola pela primeira vez.e a ideia de ficar longe dos familiares costuma não ser muito interessante para os pequenos. Até mesmo as crianças que já estudam também podem apresentar algumas dificuldades para se readaptar, pois elas se apegam aos familiares durante as férias e a retomada da rotina escolar nem sempre é tranquila.

Para essas duas situações comuns na adaptação dos alunos da Educação Infantil, a escola tem um papel fundamental, pois ela será responsável por acolher esses estudantes e mostrar a eles que o colégio é legal e que ele pode confiar nos seus professores.

Na sequência, listamos algumas estratégias utilizadas pelas escolas para adaptar os alunos com tranquilidade, evitando que eles desenvolvam novos bloqueios em relação aos estudos. Confira!

Visita à escola

Para que o processo de adaptação transcorra bem, é fundamental que a escola e os pais selem uma parceria em prol do aluno, principalmente no início das aulas na Educação Infantil. Parte desse processo é a visita à escola antes do início oficial das aulas. Para que essa experiência desperte na criança o interesse de ir ao colégio, é importante que coordenadores ou mesmo um professor seja o guia do pequeno durante a visita.

Se possível, é interessante que alguns alunos da instituição também recebam o pequeno e mostre para ele os ambientes mais legais da escola, como as quadras, playground, ateliês, entre outros. Essa atenção inicial dará mais confiança e segurança para a criança enfrentar o temido primeiro dia de aula.

Grade horária diferenciada

Como vimos, o ingresso na Educação Infantil nem sempre é tranquilo, pois os filhos estão muito apegados aos pais e sair de casa para conviver com pessoas até então desconhecidas costuma ser bastante difícil para os pequenos.

Por isso, para ajudá-los, é importante que a escola desenvolva uma carga horária diferenciada para os novos estudantes da Educação Infantil. No primeiro dia, por exemplo, a criança pode ficar uma hora no colégio e esse período vai aumentando conforme o aluno vai demonstrando estar adaptado. Algumas instituições até convidam os pais para acompanharem esses primeiros dias, nem que seja ficando 15 ou 20 minutos a mais na escola.

Essas iniciativas são simples e essenciais para que a criança tenha um processo de adaptação eficaz e sem traumas. Para continuar por dentro dos assuntos ligados à educação, te convidamos para conferir também em nosso blog o post que apresenta 3 dicas de como monitorar as crianças na internet durante as férias.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This