Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Incentivo à leitura: veja gêneros de livros para apresentar aos filhos durante a infância

gêneros de livros para apresentar aos filhos

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura, realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Esse é um cenário bastante negativo, que para mudar precisa de ações efetivas de incentivo à leitura entre as crianças e os jovens.

O desafio é complexo, já que muitos estudantes, após a fase de alfabetização, perdem o interesse pelos livros. Mas, com o incentivo dos pais e dos educadores, o hábito de ler pode, sim, ser internalizado pelas crianças, mesmo entre aquelas que não são próximas dos livros.

Se você quer fazer a sua parte, ajudando o seu filho a tomar gosto pela leitura, não deixe de conferir na sequência deste artigo os 3 gêneros de livros que são sucesso entre as crianças e que o seu filho certamente irá gostar!

1. Fábula

Dentro do gênero narrativa, a fábula é um dos textos que mais chamam a atenção das crianças. O fato das histórias não terem nenhuma semelhança com a realidade ajuda a aguçar a imaginação dos pequenos, fazendo com que eles encarem a leitura como algo divertido.

O interessante é que nas fábulas os personagens protagonistas das histórias são, na maioria das vezes, animais ou objetos, que durante a narrativa transmitem para a criança alguma lição de moral.

2. Contos

“Era uma vez…” essa introdução fez parte da infância de muitas pessoas, principalmente daquelas que cresceram em meio aos livros e viajaram nos contos de fadas. Esse é um gênero que os pais devem incluir nas ações de incentivo à leitura com os filhos, já que por meio da ficção os pequenos leitores são convidados a viajar no mundo das fantasias.

A estrutura dos contos é bastante atraente para as crianças. A presença do narrador, dos personagens, pontos de vista, enredo e apenas um climax ajudam os pequenos a compreenderem com maior facilidade a história. Por serem curtinhos, os pais podem ler contos para os filhos antes deles se deitarem ou durante um fim de semana à tarde.

3. Poesia

É comum os adultos pensarem que a poesia não é um gênero para crianças, mas isso é um engano. A poesia infantil é algo encantador. O  jogo com as palavras, a sonoridade e as formas lúdicas apresentadas nas poesias permitem que as crianças se aproximem dos livros, ampliando o interesse delas pela leitura.

Para tornar o momento ainda mais agradável para o seu filho, a dica é buscar por livros de poesia infantil que valorizam bastante a ilustração. A junção desses desenhos com uma interpretação criativa dos pais fará com que o ato de ler se torne prazeroso e divertido para a criança.

Esses são apenas 3 gêneros de livros que os pais podem apresentar aos filhos durante a infância, incentivando o gosto pela leitura e contribuindo para a formação de jovens leitores ativos.

E você, lê para o seu filho? Compartilhe a sua experiência de incentivo à leitura nos comentários e ajude outros pais que buscam aproximar os filhos dos livros. Para continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This