Marupiara, na língua tupi-guarani, significa ternura e sabedoria: os dois caminhos que, unidos, fazem a pessoa realmente feliz. Para a Escola, esses dois princípios devem estar presentes em cada momento da formação dos alunos.
Alicerçado na visão contemporânea da importância do papel da escola na formação da plena cidadania, o Marupiara floresce com a coragem e desejo de contribuir nesse ideal.
Busca formar um homem capaz de exercer todas as suas potencialidades – generoso, com princípios éticos sólidos – e com uma visão universalista reconhecendo o caráter multicultural da sociedade.
Como uma árvore que cresce vigorosa, regada com o compromisso pela qualidade da educação, a Escola tem dado inúmeros frutos. Vemos alunos curiosos, ousando estabelecer relações entre as diversas disciplinas, atentos às questões ecológicas e sociais e receptivos à diversidade cultural da sociedade brasileira.
A consolidação desse “sonho-projeto”, que vem conquistando respeito e espaço na comunidade, se dá graças a uma dedicada equipe pedagógica – à efetiva participação dos alunos (entes importantes do “pensar-fazer”) e ao apoio vigoroso dos pais e comunidade do entorno.
Nossa Proposta Pedagógica valoriza a aprendizagem ativa, contemplando os princípios humanistas e construtivistas e criando condições para que o educando seja autor e ator no processo de aprendizagem.
Compreendemos que para contribuirmos com a formação integral do aprendiz, necessitamos oferecer um ambiente desafiador, que permita o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e ético. Para isso, nos apoiamos em quatro pilares:
SER – SENTIR – PENSAR – FAZER.