Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Excesso de proteção dos pais pode comprometer a maneira como o filho lida com as decepções

proteçao

Uma das principais preocupações dos pais é sobre as decepções que o filho terá na vida. Muitos, na ânsia de proteger as crianças, acabam tomando decisões precipitadas a fim de evitar que o filho passe por uma situação de frustração.

No entanto, o excesso de proteção dos pais pode acabar comprometendo o modo como o filho lida com as decepções na infância e, posteriormente, na vida adulta. Isso porque o sentimento de frustração aparece para as crianças em situações do dia a dia, como quando ela perde um jogo na escola, sendo impossível controlar.

Mas, se os pais tentarem a todo o momento evitar ou contornar essas situações, a criança associará que a presença da família é a garantia para ela ter o que quer e da maneira que deseja, pois os pais irão realizar a sua vontade.

A seguir, vamos mostrar algumas dicas de como deixar o excesso de proteção de lado e ensinar o filho a lidar com as decepções da melhor maneira possível, tirando aprendizados desses momentos difíceis. Confira!

Seja acolhedor com seu filho

Sabemos que é da natureza dos pais tentarem evitar que o filho fique triste ou passe por uma situação complicada. Mas, como esses momentos são inevitáveis na vida, é importante que a criança aprenda desde cedo a lidar com eles.

Para que elas compreendam que as decepções fazem parte e que é preciso seguir mesmo quando algo não saí como o esperado, a família deve estar ao lado dos filhos para consolá-los e orientá-los sempre que uma frustração mexa com as emoções do pequeno.

Nesse momento, a família não deve prometer que irá mudar o cenário de acordo com a vontade da criança, pois isso só tornará a conscientização e o aprendizado mais difícil.

A dica é apresentar ao filho os motivos que levaram a essa frustração e como ele pode aprender com cada um deles, evitando se decepcionar no futuro com a mesma situação.

Estimule a criança a encontrar soluções

Em vez de tentar resolver o problema pelo filho, os pais podem ajudá-lo a pensar além dos seus desejos. Para isso, é necessário estimular a criança a ir em busca de alternativas para as diferentes situações. Uma maneira efetiva de colocar isso em prática é perguntando para o filho o que ele pode fazer para solucionar o problema.

Caso a criança não consiga pensar em nada, pois enxerga apenas uma possibilidade, é interessante que os pais apresentem algumas sugestões para ela avaliar.

Se nenhuma das alternativas for capaz de resolver a situação, a dica é falar para o filho que o importante é sempre tentar, mas que, às vezes, temos que seguir em frente mesmo com a frustração. Estimular o filho a adotar essa postura é fundamental para que ele desenvolva a aceitação e a tolerância diante das situações adversas.

Seja firme nas situações de birra

É comum que a criança, a fim de conseguir o que quer, faça birras para chamar a atenção dos adultos. Ceder a esse tipo de comportamento é muito prejudicial para o próprio filho, que encontrará sérias dificuldades ao ter que lidar com a frustração no futuro.

Para que a criança amadureça e saiba conviver com esses pequenos problemas, é fundamental que os pais sejam firmes e ensinem o filho a expor seus sentimentos, seja raiva ou tristeza, de maneira educada, sem culpar outras pessoas pelas suas frustrações, evitando também as birras.

A tarefa dos pais nessas ocasiões é deixar bem claro para o filho que os comportamentos negativos não farão com que a situação mude, pelo contrário, deixarão o clima ainda mais complicado.

Abordamos no artigo de hoje a importância dos pais ensinarem o filho a lidar com as frustrações da vida. Para continuar por dentro das dicas de educação de crianças e jovens, acompanhe as próximas postagens do nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This