Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Escolha do colégio: Saiba como envolver seu filho nessa decisão

nova-escola

Com a chegada do fim do ano, muitos pais se deparam com uma difícil decisão: a escolha do colégio onde seus filhos irão estudar. Independentemente do momento – ingresso na Educação Infantil ou troca de escola no Ensino Fundamental ou Médio -, essa decisão é bastante complexa, pois envolve uma série de fatores para serem analisados, como metodologia de ensino, localização, valores, segurança, entre outros.

Por ser uma escolha que irá impactar na vida dos filhos, os pais costumam conversar bastante sobre essa decisão. Porém, muitas vezes, esquecem de incluir os próprios filhos nesse processo. A participação, principalmente dos jovens que já estudaram em outros colégios, é essencial para que a adaptação na nova escola seja mais rápida e não interfira no desempenho escolar do estudante.

Para ajudar as famílias que estão passando por esse momento, listamos algumas dicas de como envolver os filhos na escolha do colégio onde irão estudar. Confira!

Apresente para o seu filho as instituições que a família mais gostou

Durante o processo de escolha do colégio, é comum os pais pesquisarem, pedirem referências para outros pais, visitarem instituições e conversarem com a equipe pedagógica de cada uma delas.

Depois de selecionar os colégios que se encaixam com o perfil da família, é interessante promover uma segunda visita ao local, porém, dessa vez, na companhia do filho. Essa será uma oportunidade valiosa para que os pais analisem como a criança ou o jovem reage no ambiente. Além disso, a percepção dos filhos é muito importante para que a família faça uma escolha assertiva e que contribua para a formação integral do aluno.

Para os filhos mais velhos, é interessante que a visita aos colégios selecionados pelos pais  não se restrinja ao espaço físico. Dar aos jovens a oportunidade de conversar com os gestores pedagógicos sobre a metodologia de ensino, preparação para vestibular, horários, avaliações e regras em geral é muito importante para que o  adolescente também possa dizer quais escolas estão em consonância com os seus objetivos futuros.

Abra um espaço para o seu filho dizer quais são as suas expectativas em relação a nova escola

.Como vimos, as famílias costumam levar em consideração uma série de fatores antes de escolher o colégio onde o seu filho irá estudar. Principalmente na Educação Infantil, quando a criança está saindo pela primeira vez do ambiente familiar e precisa de muitos cuidados, os pais querem saber como é a segurança da escola, quantas pessoas estarão envolvidas nos cuidados do seu filho, como é a alimentação, entre outros pontos.

Tudo isso é muito importante, ainda mais com os pequenos que ainda não possuem nenhuma experiência escolar e não conseguem compartilhar suas expectativas. Mas com as crianças a partir do Ensino Fundamental, esse processo pode ser diferente e incluir a participação mais ativa do filho.

Além da visita que indicamos acima, é fundamental que os pais abram um espaço para que os filhos falem sobre o que eles mais gostam na sua escola atual e também o que eles têm vontade de mudar.

Durante esse diálogo, os pais têm que deixar claro que o novo colégio não terá tudo o que o filho quer e que a identificação e a adaptação virá com o tempo. Mas com essas informações importantes sobre como o filho encara a rotina escolar, os pais conseguem ter uma ideia de qual tipo de colégio  melhor se encaixa ao perfil da criança.

Ouvir os anseios dos filhos, inclui-los nas visitas às instituições de ensino e manter um canal de diálogo sempre aberto são maneiras efetivas de envolver os jovens na escolha do colégio e também de acompanhá-los durante toda a trajetória escolar.

Se você gostou do artigo e quer continuar por dentro dos principais assuntos da área de educação, não deixe de acompanhar o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This