Paste your Google Webmaster Tools verification code here

ENSINO MÉDIO

Autonomia e reflexão para o futuro

Informações sobre o curso:

No Ensino Médio os conhecimentos adquiridos até o Ensino Fundamental são consolidados, aprofundados e ampliados num processo que valoriza a aprendizagem ativa e significativa, tendo sempre o professor como facilitador.


Consideramos esta fase particularmente significativa para o aluno-adolescente, pois ele se encontra num período de maior desenvolvimento de sua sexualidade, as questões existenciais começam a borbulhar em sua mente, buscando a definição de seus valores sociais, a sua afirmação perante o grupo a que pertence, a sua vocação profissional, enfim, a sua identidade.


No Marupiara trabalhamos para que essa transição ocorra de uma forma harmoniosa e mais proveitosa para o aluno.


Do Ensino Fundamental II ao Médio, onde o aluno deixa de ter a referência do professor polivalente, todas as turmas passam a contar com o professor-tutor, atento às questões educacionais.


Representantes de classes são eleitos e assembleias são realizadas pelos próprios alunos para discutir assuntos específicos de cada turma, da escola, ou da comunidade, exercitando e formando, na prática, valores éticos de cidadania que não se aprendem apenas pelos livros escolares.


Nossa proposta valoriza e incentiva a abordagem interdisciplinar e contextualizada das várias disciplinas (Português, Matemática, Ciências, etc.), muito mais do que simplesmente a memorização. O conhecimento precisa ser compreendido, aplicado e relacionado, como vemos no desenvolvimento de projetos, nas discussões em sala, nos trabalhos de pesquisas e Saídas de Estudo do Meio, dentre outras atividades.


Assim, alicerçado numa base formada ao longo dos ciclos do Infantil ao Fundamental, o nosso aluno do Ensino Médio consolida as habilidades que serão fundamentais não apenas para enfrentar os mais concorridos vestibulares, mas, principalmente, para que o aluno possa se realizar em sua plenitude, superando, de forma saudável e com equilíbrio, os desafios que surgirem em sua vida.

Construímos as bases necessárias para o desenvolvimento do equilíbrio emocional, intelectual e físico do aluno, enfatizando:

1. A capacidade de aprender a aprender conquistando a autonomia.


2. A capacidade de tomar decisões liderar e de desenvolver projetos individuais ou em equipe consolidando a atividade de Planejar Fazer e Rever.


3. A criatividade e o sentido estético cada vez mais elaborados e a capacidade de se expressar nas diferentes linguagens artísticas e literária.


4. As habilidades físicas e o gosto pelo esporte nas aulas de educação física.


5. A construção do pensamento lógico e crítico, a ética e o espírito de cidadania que se manifestam nas trocas de opiniões e discussões de classe, nos projetos de leitura e escrita, nas campanhas de solidariedade, nos seminários, nos trabalhos mais complexos de pesquisa e de produção de textos, na reflexão, participação e contribuição para solucionar os problemas de sua comunidade.

Escolha Certa

Para facilitar esse momento de grandes expectativas em que se encontram os alunos do Ensino Médio, em particular, a difícil decisão de escolha da carreira que pretendem seguir em seu futuro profissional, criamos o projeto “Escolha Certa”, que desenvolve, dentre outros programas, visitas às renomadas instituições de nível superior, participação em Feiras Universitárias e palestras com profissionais de diversas áreas no Workshop “Dialogando com as Profissões”.

Pin It on Pinterest

Share This