Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Enem 2020: saiba como se preparar para fazer a prova com segurança

enem

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e diversos vestibulares pelo país tiveram que alterar as datas de realização das provas e até mesmo o formato das avaliações. Todas essas medidas foram estabelecidas para conter o avanço da covid-19, evitando aglomerações que pudessem colocar em risco a saúde dos candidatos e colaboradores.

No caso do Enem 2020, pela primeira vez na história o exame terá dois formatos, o impresso e o digital. As datas serão diferentes para cada modalidade, sendo que a versão impressa será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, enquanto a digital será realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Como o Enem 2020 seguirá algumas recomendações diferentes por conta da covid-19, é importante que os alunos estejam preparados para essas mudanças. Na sequência deste artigo, listamos algumas dicas que podem ajudar os jovens a terem uma prova mais tranquila e segura. Confira!

Se organize com antecedência

Essa dica sempre foi importante para os candidatos que irão realizar o Enem ou algum vestibular. Se organizar dias antes da prova é fundamental para não esquecer de nada importante e evitar imprevistos que possam te deixar ainda mais ansioso.

Veja com antecedência o local da prova, pesquise o caminho e o tempo que será gasto para chegar até o destino. Assim, você terá uma ideia de qual o melhor horário para você sair de casa e chegar tranquilo para realizar o Enem.

Também é importante separar um dia antes os documentos necessários (RG ou CNH) e os materiais utilizados para realizar a prova, como caneta esferográfica de tinta preta ou azul fabricada com material transparente, lápis e borracha.

Medidas de prevenção essenciais para o Enem 2020

Como mencionado, essa edição do Enem será marcada por especificidades devido a pandemia do novo coronavírus. Por isso, algumas medidas de prevenção são essenciais para que os candidatos realizem as provas de forma segura.

Uso de máscara

A utilização da máscara será obrigatória no Enem 2020. Então, não esqueça de separar duas ou mais máscaras para levar caso seja necessário fazer a troca (recomendada a cada 2 horas de uso). Vale ressaltar também que a utilização correta da máscara é fundamental para garantir a sua segurança e das demais pessoas. Nada de máscara no queixo ou com o nariz de fora, pois o uso incorreto pode gerar a eliminação do candidato.

Distanciamento social

As salas onde serão aplicadas as provas do Enem 2020 já estarão organizadas de forma segura, garantindo o distanciamento entre os candidatos. Mas, lembre-se de seguir a recomendação de distanciamento também antes e depois do exame, evitando aglomerações em frente aos locais de prova.

Álcool em gel

Leve o seu próprio álcool em gel no dia da prova, pois isso poderá facilitar a higienização das mãos, inclusive durante a troca de máscara. As salas também estarão equipadas com álcool em gel, que poderá ser solicitado pelo candidato ao aplicador do teste.

Você conferiu no artigo de hoje algumas dicas de como se preparar para fazer o Enem 2020 de forma segura e tranquila em meio a pandemia. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra se a tecnologia e a educação continuarão aliadas no pós-pandemia.

Pin It on Pinterest

Share This