Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Educação Infantil: aprendizado muito além da brincadeira

aprendizado alem da brincadeira

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a Educação Infantil é muito mais que uma “escolinha” ou local para brincar. Esse primeiro ciclo escolar tem um papel fundamental na formação da criança, pois é nesse período que o aluno experimenta o prazer pelo aprender. Nesse momento, as instituições de ensino têm a importante missão de aguçar a curiosidade da criança, as guiando, em parceria com as famílias, para os primeiros conhecimentos sobre a vida.

Especialistas da área de educação compartilham a ideia de que as primeiras experiências são as que mais marcam as crianças e, quando elas são positivas, se disseminam ao longo da vida, como aponta o educador e autor, Celso Antunes. “Se a ciência mostra que o período que vai da gestação até o sexto ano de vida é o mais importante na organização das bases para as competências e habilidades desenvolvidas ao longo da existência humana, prova-se que a etapa educacional referente a essa faixa etária é imprescindível para o seu desenvolvimento. ”

A seguir, apresentaremos como a Educação Infantil desempenha um papel importante na formação da criança, visando o ingresso no Ensino Fundamental, socialização e a construção do perfil cidadão.


Os primeiros passos já almejam o futuro

As crianças têm uma capacidade incrível de aprender, por isso, ao terem acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos, elas desenvolvem habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais que as acompanharão por toda a vida. O aprender a ler, escrever e a contar são apenas uma parte desse amplo leque de habilidades desenvolvidas na escola durante o primeiro ciclo.

Segundo Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, no livro Jogos Divertidos e Brinquedos Criativos, “a esperança de uma criança ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, uma guia, um animador, um líder, alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar consciência de si e do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir uma nova história e uma sociedade melhor.”

Em consonância com o relato do especialista Marcos de Almeida, a convivência com os educadores e colegas e a transmissão de valores, regras e atitudes, colabora diretamente para a formação da criança que, posteriormente, se apresentará como um cidadão ativo e participante na sociedade, apto para atuar de forma significativa em suas relações pessoais, acadêmicas e profissionais.

O caminho da Educação Infantil é cercado de aprendizagens e afetividade

Desde o primeiro dia na Educação Infantil até à chegada as séries inicias do Ensino Fundamental, a escola traça uma espécie de currículo que inúmera uma série de expectativas de aprendizagem referentes a identidade e autonomia, linguagem oral e escrita, matemática, sociedade e movimento.

No entanto, no dia a dia, os alunos são expostos a outras muitas experiências pouco palpáveis em notas ou avaliações, porém, são esses aprendizados repletos de afetividade que farão toda a diferença no modo como essas crianças lidarão com o mundo ao seu redor.

Tania Zagury, filósofa, mestre em Educação e autora do livro Filhos, Manual de Instruções, em entrevista ao site Crescer, indicou os principais aprendizados proporcionados pelo convívio escolar na infância. “Habilidades e competências como respeitar o outro, saber ouvir, concentrar-se e dividir objetos e o espaço ao redor têm relação direta com a alfabetização e todas as aprendizagens posteriores encontradas pelos alunos”, conclui a educadora.

Proporcionar a criança o acesso a esse mundo repleto de descobertas e aprendizagens que é a Educação Infantil, além de ser muito divertido e enriquecedor, contribui fortemente para a formação integral do aluno.

ONE COMMENT

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This