Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

É ano de vestibular. Hora de planejar os estudos

Vestibular

Nesse momento tão decisivo na vida de um estudante, é fundamental ter um plano para ser bem-sucedido e conquistar a sonhada vaga na universidade

Se este é um momento decisivo para você no quesito “vestibular”, saiba que você precisa intensificar a rotina de estudos, já que o volume de conteúdos a ser revisado é grande. Com um bom planejamento, você vai focar em tudo o que é necessário e ainda vai ter tempo para fazer outras coisas importantes na vida, como passear, namorar, ver filmes, encontrar os amigos… Fique tranquilo, pois cabe tudo nesse planejamento. Vamos começar?

1.       Defina seus horários

Esqueça os planos prontos que existem por aí. Monte uma rotina que leve em conta o seu jeito de funcionar. A que horas você costuma acordar? E a que horas vai dormir? Precisa de um cochilo à tarde? Encaixe essas informações no seu planejamento e tudo o que você costuma fazer no dia: escola, cursos extracurriculares, refeições, lazer… Depois, abra espaço para os momentos de estudo.

O ideal é que você tenha cerca de uma hora após as aulas (da escola ou do cursinho) para organizar as anotações sobre os temas vistos. Isso já é um tempo de estudo, é verdade, mas não é suficiente. É necessário estabelecer um horário para pesquisar mais sobre o assunto, consultar outras fontes e ler o capítulo completo no livro.

Pense em um ambiente para você fazer tudo isso. Esqueça o sofá e cama, que são convites para aquela cochilada. Tenha um local fixo para estudar, onde estarão todos os materiais necessários: livros, apostilas, blocos de anotações, cadernos e resumos. É essencial que o local de estudos esteja organizado e limpo.

2.       Escolha um método

Especifique horários para cada atividade: estudo, anotação, exercícios, aprofundamento e revisão. Com isso, você não se perde e sempre consegue ter uma conclusão. Se preferir, adote uma técnica para estudar. No método pomodoro, por exemplo, você reserva tempos para estudo sem qualquer interrupção, intercalados com momentos de descanso. Funciona assim: você estuda 30 minutos, sem parar, sendo 15 minutos para ler a matéria e os outros 15 para fazer um resumo. Descanse por 7 minutos e recomece.

Você pode combinar o método pomodoro com a curva do esquecimento. Com essa técnica, você não terá mais aquela sensação de que você já está esquecendo tudo que estudou na semana passada. Para isso, é necessário fazer revisões constantes dos conteúdos que você já estudou. Faça três revisões para cada tema estudado usando os resumos que você produziu: 24 horas depois, sete dias depois e um mês depois.

3.       Treine a redação

Você sabe o peso que a redação tem nos processos seletivos, não é? Desenvolver a escrita é um dos pontos mais importantes de todo o estudo. Para escrever um bom texto, é fundamental conhecimento geral, independentemente do tema escolhido. Além da leitura, que é uma grande referência para apoiar boas escritas, aproveite os passeios para expandir a cultura e, consequentemente, o vocabulário. Exposições, viagens curtas e filmes são boas pedidas.

Tenha como meta produzir um texto por semana. Fique de olho nos temas atuais, que são, em geral, pedidos nos vestibulares. Eleja alguém da família ou um amigo para ler o que você escreveu. Se a pessoa puder corrigir e dar umas dicas, melhor ainda.

4.       Programe o descanso e o lazer

Este é um importante momento para estudar, mas respeite seus limites. O cansaço prejudica o aprendizado. No seu planejamento, devem constar as horas de sono, além dos momentos de ócio e lazer. Academia, encontros com amigos e maratonas de séries também devem fazer parte do plano. É essencial descansar e espairecer. Reúna todas essas sugestões e arrebente nos exames vestibulares!

Pin It on Pinterest

Share This