Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Disseminando o interesse pela leitura no Ensino Fundamental 2: Dos best-sellers aos clássicos

interesse pela leitura no ensino fundamental

O contato com a leitura tem início na Educação Infantil, quando é despertado o interesse das crianças pelos livros por meio da imaginação. O processo de incentivo à leitura continua nas séries subsequentes, focando na alfabetização, na amplitude dos conhecimentos e no despertar do senso crítico.

Ao chegar ao Ensino Fundamental 2, espera-se que o aluno tenha internalizado o hábito da leitura dentro e fora do ambiente escolar. No entanto, nem sempre os jovens desenvolvem esse perfil e muitos acabam associando a leitura com algo desgastante, uma espécie de obrigação escolar.

Diante dessas situações, o professor representa um papel importante na mudança desse comportamento, pois ele pode ajudar o jovem estudante a encontrar livros que atendam aos seus desejos, mas que também o desafie e contribua para sua formação. Nessa busca, muitos alunos apontam o interesse pelos best-sellers, principalmente, para os baseados em sagas, aventuras e romances.

Os best-sellers chamam a atenção dos alunos adolescentes pela sua ampla repercussão na mídia e também entre os colegas. Mas, alguns educadores e pais enxergam essas obras como conteúdos de pouca relevância e de baixa qualidade, o que acaba sendo frustrante para o jovem, podendo comprometer o seu gosto pela leitura de modo geral.

Segundo a educadora da UNESP e uma das autoras do livro Manual de reflexões sobre boas práticas de leitura, Gilda Carvalho, a leitura de best-sellers é importante na formação do aluno-leitor. “Acho muito bom que os jovens leiam esse tipo de texto, mesmo que muitas vezes o mundo adulto os desqualifique. Depois, é só consolidar esse interesse e oferecer os clássicos, para os quais os mais novos ainda não têm fôlego”, pondera Gilda durante entrevista à Revista Educação.

Para disseminar o interesse pela leitura no Ensino Fundamental 2 – fase transitória, repleta de transformações e mudanças -, os professores têm o desafio de ajudar os alunos a equilibrarem o hábito da leitura entre os best-sellers e os clássicos da literatura. Abordaremos a seguir algumas práticas em sala de aula que auxiliam na busca por esse equilíbrio.

Estimulando a leitura de forma natural e prazerosa

Ao invés de banir a preferência dos alunos pelos best-sellers, os educadores devem destinar momentos em sala de aula para que os jovens escolham títulos de acordo com os seus gostos. A liberdade de escolher o que quer ler – gibis, revistas, best-sellers entre outros – ajuda a ampliar o interesse do estudante pela leitura.  Aos poucos e naturalmente, o aluno descobrirá o prazer proporcionado pelo ato de ler, o tornando um hábito na sua rotina escolar e pessoal.

O poder da escolha realmente desperta o interesse dos estudantes, mas, os professores devem guiar os jovens para que eles encontrem obras que os desafiem com um grau mais amplo de dificuldade, como os clássicos, essenciais para a formação do aluno.

A psicóloga e educadora, Ana Carolina Carvalho, explica em reportagem do site Educar para Crescer, que para disseminar a leitura dos clássicos, os alunos precisam de bons exemplos. “Sozinhos, não acredito que esses livros conduzam a uma leitura melhor. Para que isso aconteça, é preciso que haja um bom mediador. Da mesma forma que os críticos são um mediador para os adultos, pais e educadores devem desempenhar esse papel entre os jovens”, diz.

A leitura de clássicos e best-sellers podem acontecer concomitantemente, uma não exclui a outra. Porém, é preciso que a escola, em parceria com as famílias, incentivem e deem exemplos que demonstrem a importância de manter o hábito de ler diferentes gêneros, que contribuem e muito para a formação integral do indivíduo e para o desenvolvimento do pensamento crítico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This