Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas para ter um primeiro semestre produtivo

prieiro semestre

O ano letivo está apenas começando, mas é importante que os estudantes estejam preparados para ter um semestre produtivo e repleto de aprendizados. A ideia de que é preciso “apertar os cintos” somente no segundo semestre, quando são realizadas as provas finais, não é nada positiva. Quanto mais o jovem se dedicar aos estudos no primeiro semestre, mais tranquilo será o encerramento de ano.

Mas, o desafio é motivar o estudante logo após as férias. Há quem demore um certo tempo para se adaptar a rotina de estudos, outros preferem deixar para se dedicar 100% após as férias de julho. Independentemente de cada situação, é interessante apresentar para o seu filho algumas dicas que ajudam a ter um primeiro semestre produtivo. A seguir, listamos as principais. Confira!

Organização é a chave para ser mais produtivo

Para dar conta da rotina agitada, que inclui escola, atividades extraclasse, esportes e cursos, o estudante precisa ser organizado. Mas, essa não é uma habilidade que toda criança e jovem tem facilidade para desenvolver, tornando a participação dos pais importantíssima.

Um primeiro semestre produtivo requer um bom planejamento. Por isso, é interessante que os pais incentivem o filho a utilizar ferramentas que o ajude a organizar todas as tarefas diárias. Pode ser por meio de agendas, quadros ou até mesmo aplicativos móveis, o que for mais eficaz para o seu filho.

Depois de escolhido o canal, ajude o jovem a montar um plano com todas as suas atividades, estabelecendo horários e prazos para projetos maiores, como trabalhos acadêmicos. Ter uma rotina organizada durante os dias da semana é essencial para que o primeiro semestre seja produtivo tanto no âmbito escolar quanto no pessoal.

Manter o foco é essencial para a produtividade

Por mais que o seu filho tenha realizado um plano super eficaz, a produtividade no primeiro semestre só será realizada se o jovem tiver foco para cumprimir a programação e as metas que ele mesmo criou.

Hoje, com dispositivos tecnológicos à mão e despertando a atenção a todo o momento, manter o foco se tornou uma tarefa um tanto difícil para os jovens. A situação fica ainda pior quando o seu filho está com preguiça, quer muito acessar a internet para conversar com os amigos ou se divertir em um jogo.

Para estimular o foco do seu filho, principalmente nos estudos realizados em casa, é interessante organizar um local para que o jovem se dedique a essa atividade. Criar combinados para estabelecer horários para o uso de smartphones, videogame e TV também ajudará nesta questão, pois durante o período de estudo o seu filho deve focar toda a atenção para essa tarefa, evitando as distrações.

Não esqueça dos momentos de descanso

Como mencionado no início, os jovens têm uma rotina bastante agitada. Sendo assim, o descanso é essencial para que o seu filho tenha um primeiro semestre produtivo. Geralmente, é recomendado que as crianças e os jovens durmam ao menos oito horas por noite. O sono fará com que o seu filho recupere as energias e aproveite melhor o dia para realizar suas tarefas.

Aos finais de semana, também é importante que o seu filho tenha tempo disponível para o lazer e para o descanso. Por estar em uma fase de desenvolvimento físico e mental, o jovem precisa relaxar e dormir bem para manter a concentração, a disposição e a produtividade.

Você conferiu no artigo de hoje dicas que ajudarão o seu filho a ter um primeiro semestre mais produtivo. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o tema, veja também em nosso blog o post que mostra porque é importante aprender um segundo idioma na escola.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This