Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas para retomar a rotina na volta às aulas

volta as aulas

As tão aguardadas férias escolares representam para os estudantes um momento de diversão e descanso. Após fechar um ano letivo, eles querem dormir até mais tarde, passear, brincar com os amigos e saborear as comidas que mais gostam.

É um descanso realmente merecido. Mas, quando o início das aulas está próximo, os pais começam a se preocupar com a volta do filho a rotina. Muitas crianças e jovens encontram dificuldades para se adaptar aos horários pós-férias, ainda mais quando o período de aulas é alterado ou quando as crianças são muito pequenas.

Se essa já é uma preocupação em sua casa, confira na sequência deste artigo dicas de como retomar a rotina na volta às aulas.

Comece a adaptação com uma semana de antecedência

As férias de fim de ano são as mais longas do calendário escolar, por isso, os estudantes acabam se acostumando com os horários menos regrados deste período. Dormir e acordar tarde são hábitos comuns neste e podem tornar a volta às aulas ainda mais difícil.

Para que seu filho não dê trabalho nos primeiros dias de aula, a dica é começar uma adaptação com pelo menos uma semana de antecedência. Converse com seu filho sobre os horários e sobre a importância dele se adaptar para que o início das aulas seja produtivo e tranquilo.

Estabeleça horários para dormir e acordar. Também retome outros hábitos comuns da família, como alimentação mais saudável e atividades físicas. Durante essa semana, o seu filho terá a chance de “reprogramar” o corpo e a mente para a volta às aulas, evitando o estresse e a confusão no início do ano letivo.

Ajude o seu filho a organizar os materiais escolares

As crianças e os jovens querem se divertir até o último minuto das férias. Mas, é importante que eles se familiarizem com a rotina escolar que os espera. Uma dica para aproximar o filho da volta às aulas é o convidando para organizar os materiais escolares.

Além dos itens que geralmente são solicitados pelas escolas no início do ano letivo, há também os materiais que farão parte dos estudos diários da criança e do jovem, como livros, cadernos, lápis e canetas. Organizar esses itens na mochila, conhecer a grade de horários e explorar os livros didáticos são maneiras interessantes de fazer o seu filho entrar no clima da volta às aulas.

Prepare um lugar em casa para os estudos do seu filho

Deixar a diversão de lado não é algo fácil para as crianças, por isso, a volta às aulas pode ser um período conturbado para o pequeno. Para que o seu filho não se sinta triste e desmotivado para retomar a rotina escolar, é interessante despertar nele a vontade de estudar.

Uma das formas mais eficazes de fazer isso durante as férias é organizando um espaço em casa que será destinado para os estudos da criança. Pode ser uma mesinha na sala ou mesmo no quarto do seu filho. Lá, coloque os materiais que a criança mais gosta de utilizar, transforme aquele pequeno espaço em algo lúdico e motivador. Além de querer utilizar o espaço o quanto antes, a criança irá perceber que os pais se preocupam e valorizam o ato de estudar.

Apresentamos no artigo de hoje algumas dicas interessantes sobre como retomar a rotina na volta às aulas, garantindo que o seu filho tenha um aprendizado significativo já nos primeiros dias do novo ano letivo

Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre a educação de crianças e jovens e veja também em nosso blog o post que mostra os perigos do cyberbullying.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This