Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas para participar de forma ativa da rotina escolar do seu filho

participar da rotina

Por mais que a rotina seja corrida, uma das principais preocupações dos pais é com a educação dos filhos. Porém, nem sempre eles conseguem participar ativamente da vida escolar das crianças e jovens. Essa atitude pode ter consequências não muito positivas. Por exemplo, o filho pode ficar desmotivado por achar que os pais não valorizam o seu desempenho escolar, e isso levará a uma queda de rendimento.

Se você já percebeu que é preciso dar mais atenção para a vida escolar do seu filho, mas não consegue se organizar para isso, recomendamos que você continue lendo esse artigo e conheça as dicas que te ajudarão a participar de forma ativa desse importante processo.

Converse diariamente com o seu filho sobre a escola

Mesmo com a correria entre o trabalho e os afazeres de casa, é fundamental que os pais destinem ao menos 10 minutos do dia para conversar com o filho sobre a escola, as atividades e as amizades.

Essa é uma forma de saber o que está acontecendo no ambiente escolar e mostrar para o filho que os pais se preocupam e valorizam o seu esforço diário. É importante que a conversa transcorra de forma natural, sem cobranças excessivas que possam gerar ansiedade na criança. A dica é estimular que o próprio filho conte como foi o seu dia e, caso queira saber algo mais específico, os pais devem perguntar.

Conheça a rotina escolar do jovem

É comum os pais saberem somente o horário de entrada e saída do filho da escola. Mas, para que a participação seja realmente ativa, é interessante conhecer como é a rotina da criança no colégio.

Por exemplo, há muitas atividades extracurriculares que os alunos fazem e que muitas vezes os pais nem se atentam. Saber quais são, acompanhar a evolução da criança e conversar com ela sobre esses novos aprendizados é algo muito importante para estreitar esse relacionamento. Além disso, ter acesso ao calendário de aulas é importante para conhecer a rotina da criança e poder participar mais desse processo.

Esteja presente nas ações da comunidade escolar

O tempo é sempre um desafio para os pais com filhos em idade escolar, mas com organização é possível acompanhar a trajetória acadêmica do filho sem deixar de lado os outros compromissos.

Geralmente, os colégios preparam ações, atividades e projetos que envolvem os alunos e toda a comunidade escolar. Participar dessas iniciativas é muito importante para se aproximar do ambiente escolar, conhecer os educadores que acompanham o seu filho e trocar experiências com outros pais.

Se torne uma referência para o seu filho

Na fase escolar, as crianças costumam ter muitas dúvidas sobre os mais diversos assuntos. Esse é um momento de descoberta no qual é essencial os pequenos terem boas referências e inspirações.

Pais que têm o hábito de ler, gostam de aprender coisas novas e são curiosos e questionadores costumam ser excelentes exemplos para os filhos, sendo essa uma forma de participar da formação educacional da criança. Mas, mesmo os pais que não tenham esse perfil podem se tornar referência para os filhos os ajudando com as atividades, buscando novos aprendizados e compartilhando as experiências e desafios encontrados na época em que eram estudantes.

Essa parceria é fundamental para que os filhos entendam que os pais já passaram por essa fase e que estão ali para ajudá-los a obter um aprendizado significativo, incentivando a autonomia e a dedicação das crianças.

Apresentamos no artigo de hoje algumas dicas de como os pais podem participar de forma  ativa da vida escolar dos filhos. Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre educação e veja também em nosso blog o artigo que explica o que é uma escola democrática.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This