Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas para incentivar a criatividade do seu filho em casa

criatividade

A criatividade é uma habilidade bastante requisitada no mercado de trabalho e os profissionais que de fato conseguem desenvolvê-la em suas atividades diárias costumam obter um destaque importante. Além disso, pessoas criativas também encontram soluções para os mais diferentes problemas e necessidades e, muitas vezes, se tornam grandes empreendedores.

As crianças são exemplos reais de como a criatividade é capaz de expandir os nossos horizontes. Inventar histórias e utilizar objetos para diferentes utilidades são apenas algumas das situações comuns na rotina das crianças, que mostram que a criatividade é essencial para a formação dos pequenos.

Claro que cada criança tem o seu tempo e apresenta diferentes níveis de criatividade. Por isso, é interessante que os pais estimulem esse processo, que vem acompanhado do desenvolvimento de outras habilidades importantes, como autonomia e autoconfiança.

Reunimos na sequência desse artigo algumas dicas práticas de como incentivar a criatividade do seu filho em casa, estreitando ainda mais os laços familiares. Confira!

Dê liberdade ao seu filho

Sempre falamos que os limites são importantes para a formação da criança e estes realmente são essenciais. Porém, dar liberdade ao seu filho também é fundamental para que ele desenvolva habilidades como a criatividade. A liberdade nesse sentido tem a ver com a possibilidade de explorar as formas, as texturas e os ambientes, não em fazer tudo o que quer.

Sendo assim, a criança não deve fazer da parede de casa um quadro, pelo contrário, ela precisa saber que há locais certos para essa liberdade de exploração. Por isso, é importante que a família crie um espaço para que a criança possa se sentir livre para criar e brincar. Pode ser um cantinho no quarto ou no quintal de casa. Ali, o pequeno poderá colocar a sua criatividade em ação, e isso inclui se sujar e fazer aquela “baguncinha”.

Além da liberdade em termos de espaço e exploração, é importante que os pais também permitam que o filho siga os seus instintos enquanto desenvolve a criatividade. Por exemplo, se a criança estiver fazendo uma pintura e troca o pincel pelos dedos, deixe que ela experimente esse método. Corrigir constantemente a forma como a criança cria pode acabar gerando uma frustração desnecessária.

Incentive os gostos da criança

Se o seu filho mostra que adora alguma área ou atividade específica, como teatro ou música, incentive-o a explorar ainda mais esse universo, utilizando a criatividade como aliada. Por exemplo, se a paixão do pequeno é atuar, crie em família uma peça teatral, desde o roteiro até o figurino dos atores.

Além de ser uma ação bastante divertida, o teatro estimula a criatividade da criança e ainda permite que ela desenvolva outras habilidades importantes, como leitura, escrita, comunicação visual e trabalho em equipe.

Visite locais que estimulem a criatividade

Outra dica muito interessante para estimular a criatividade do seu filho tem a ver com as visitas a locais em que essa habilidade é explorada a todo o momento. Organize passeios ao ar livre, em parques ou na praia. O contato com a natureza mexe com a imaginação das crianças e potencializa a criatividade. Visitas a bibliotecas, museus e ao tradicional circo também são ótimas opções para despertar o olhar criativo dos pequenos de uma forma bem divertida.

Gostou das dicas de hoje e quer continuar por dentro de assuntos relacionados à educação? Então, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This