Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas de leitura para celebrar o mês da mulher

mes da mulher

No mês de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Essa data marca uma história de lutas e conquistas das mulheres ao longo dos anos em busca de mais igualdade em todas as frentes da sociedade.

Já foram muitas conquistas alcançadas, porém o caminho para uma verdadeira equidade de gênero ainda é longo. Trazer ainda na infância obras literárias que contam um pouco dessas batalhas e histórias de mulheres inspiradoras é fundamental para que o progresso seja contínuo.

A seguir, reunimos algumas dicas de leitura para celebrar o mês das mulheres e mostrar para as crianças e jovens a importância do protagonismo feminino. Confira!

Malala – A Menina que Queria ir para a Escola

Esse é um dos livros que não podem faltar nas dicas de leitura para comemorar o mês da mulher. A obra conta a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos 14 anos por defender a educação feminina. No livro, a jornalista Adriana Carranca também compartilha suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa e que tem muito a nos ensinar.

Frida Kahlo

Contando a vida de uma das mulheres mais emblemáticas da história, a biografia de Frida Kahlo é leitura essencial nesse mês da mulher. O livro adaptado para o público infantil acompanha a infância e adolescência da artista, revelando a curiosidade que a menina tinha pelos objetos e pelo mundo, além do trágico acidente que deixou sequelas permanentes.

Carmen, A Grande Pequena Notável

Entre as maiores representantes da identidade brasileira no exterior, Carmen Miranda é, sem dúvidas, uma grande inspiração para mulheres de todas as faixas etárias. Em uma biografia direcionada ao público infantil, é abordado trechos importantes de sua trajetória e as músicas da intérprete cantaroladas por diferentes gerações, tudo com uma linguagem visual marcante da época.

Reinações de Narizinho

Uma história leve, divertida e repleta de aprendizados sobre a força feminina. No livro, Reinações de Narizinho, a faladeira e atrevida boneca Emília assume posturas que na época não faziam parte dos comportamentos femininos ou que eram reprimidas pela sociedade. Forte, valente, inteligente e animada, Emília colocou o protagonismo feminino em outro patamar.

As Lendas de Dandara

Esse livro mistura ficção, história e um toque de fantasia, onde são narrados dez contos sobre a guerreira quilombola Dandara dos Palmares, companheira de Zumbi dos Palmares. A obra aborda a força da mulher e é uma ótima dica de leitura para adolescentes, pois oferece um material rico sobre tráfico humano e a escravidão.

Wonder Women: 25 Mulheres inovadoras, inventoras e pioneiras que fizeram a diferença

Essa é uma leitura inspiradora para quem quer conhecer histórias de mulheres que estão além de seu tempo. Na obra, são contadas as trajetórias de pessoas brilhantes, que se recusaram a se acomodar no papel de coadjuvantes e foram à luta. São relatos de mulheres cientistas, engenheiras, matemáticas, aventureiras e inventoras, cada uma delas compartilhando o objetivo de transformar o mundo ao seu redor.

Reunimos no artigo de hoje algumas dicas de leitura para celebrar o mês da mulher e inspirar crianças e jovens com trajetórias de luta, perseverança e vitórias. Para continuar por dentro de assuntos relacionados à educação, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.

Pin It on Pinterest

Share This