Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas de leitura para alunos do Ensino Médio

lwitura

Manter o gosto pela leitura em todas as fases escolares é fundamental para que os estudantes se desenvolvam intelectualmente e possam ampliar o repertório sobre os mais diversos assuntos. Mesmo na correria do Ensino Médio, é muito importante que os jovens tenham tempo para se dedicar a leituras fora do contexto escolar.

Para estimular essa prática, é interessante apresentar aos adolescentes livros que são adequados a esta faixa etária e que irão colaborar positivamente para a formação dos alunos. Se o seu filho está nessa fase e você quer incentivar a leitura, confira na sequência deste artigo ótimas dicas para estudantes do Ensino Médio.

O Diário de Anne Frank

Uma das obras mais conhecidas em todo o mundo, O Diário de Anne Frank é, sem dúvidas, uma ótima dica de leitura para o público jovem. O livro traz relatos históricos da vida de uma adolescente em meio a guerra, vivendo o silêncio e a tristeza do confinamento. Na leitura, os alunos irão conhecer o terror do Holocausto através dos olhos de uma judia adolescente que ficou trancafiada em um sótão fugindo do nazismo.

São Bernardo

O livro de Graciliano Ramos conta a história de um homem simples do sertão de Alagoas, que é movido por uma imensa ambição. No decorrer da obra, ele se transforma em uma pessoa dura e egoísta, sem espaços para a amizade e o amor.

A Hora da Estrela

Uma das grandes obras nacionais, o livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, traz a histórica marcante da personagem Macabéia. O livro narra a trajetória de uma moça nordestina que vive no Rio de Janeiro e passa por uma série de aventuras e dificuldades ao chegar em uma cidade grande.

Memorial de Maria Moura

Outra dica de leitura interessante para os jovens é o livro Memorial de Maria Moura, de Rachel de Queiroz. A obra conta a história da filha de um fazendeiro que fica órfã e se vê forçada a largar suas terras por causa da cobiça de seu padrasto e primos. Durante a história, a personagem recebe a ajuda de alguns empregados e enfrenta uma série de empecilhos no sertão. Com o tempo, ela passa a liderar saques e roubos, tornando-se uma referência de pessoas fora da lei.

Harry Potter

A saga Harry Potter também é uma boa dica para incentivar a leitura entre os jovens do Ensino Médio. Pelos personagens terem a mesma faixa etária dos leitores, todos os livros da saga geram uma identificação interessante. Nas histórias, além de toda a magia, são abordados temas comuns entre os adolescentes, como a aceitação e a rejeição em um grupo de amigos.

As Meninas

O livro As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, narra fatos da Ditadura Militar em pleno período do regime. No livro, os jovens têm a chance de conhecer um pouco mais sobre a censura e a tortura tão comuns naquela época. A obra apresenta os conflitos vividos por três jovens universitárias que moravam em um pensionato localizado na cidade de São Paulo.

No artigo de hoje, reunimos algumas dicas de leitura para alunos do Ensino Médio. Se você gostou do conteúdo e quer continuar por dentro de assuntos relacionados à educação, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This