Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas de como trabalhar a cultura popular na alfabetização

alfabetização

O Brasil é um país com uma cultura popular muito rica e diversa. Na educação das crianças, é fundamental trazer esses temas não apenas em datas comemorativas, mas também nos processos importantes para o desenvolvimento dos pequenos, como durante a alfabetização.

Mas, como estamos no mês de junho, período marcado pelas tradicionais festas juninas, vamos apresentar sugestões de como utilizar essa temática para incentivar os alunos que estão em fase de alfabetização. Vamos conferir?

Tem correio elegante em casa? Tem sim senhor!

Durante o período de alfabetização, a leitura e a escrita precisam fazer parte do dia a dia das crianças em atividades que vão além das tarefas escolares. Então, que tal aproveitar o mês junino para criar um correio elegante em casa?

Essa brincadeira é uma das mais divertidas nas festas juninas e pode ser uma ótima oportunidade de ajudar os pequenos que estão em fase de alfabetização. O objetivo é enviar e receber mensagens com versos repletos de carinho e amor.

Convide todos de casa para participar, recorte alguns papéis em formato de coração e distribua para todos. Além de estimular a criatividade da criança, o correio elegante trabalha a escrita, a leitura e ainda aproxima os pequenos da cultura popular brasileira.

Hora de aprender com as comidinhas típicas de festa junina

Junho é o mês marcado pelas deliciosas comidas típicas que agitam as festas juninas. Como o momento atual não é de aglomeração, a dica é utilizar esses quitutes para a alfabetização das crianças. Quer saber como? Então, vamos lá!

Escolha algumas comidinhas típicas que seu filho gosta, pode ser bolo de milho, canjica, pipoca, amendoim ou qualquer outro quitute de festa junina que ele adora. Depois, organize um dia para vocês prepararem juntos essas delícias.

Para ajudar na alfabetização, peça para que o pequeno leia a receita e escreva uma lista com os ingredientes que vocês irão comprar no mercado. Além de ser uma atividade interativa bem agradável para toda a família, é possível também aprimorar a leitura e a escrita das crianças que estão sendo alfabetizadas.

Arraiá em família

Correio elegante pronto e comidinhas típicas preparadas, chegou o momento do arraiá em família! Mas, como o foco é trabalhar a cultura popular na alfabetização, não se esqueça de envolver a criança em todas as fases de produção da festa junina em casa.

Pesquise com o pequeno a origem da comemoração, prepare juntos as bandeirinhas para decorar o ambiente e monte cartazes que conscientizam sobre o uso de rojões, balões e bombinhas nas festas juninas. Todo o processo de pesquisa e produção dos textos ajuda e muito os alunos em fase de alfabetização, tornando o aprendizado mais divertido e estimulante.

Você conferiu no artigo de hoje dicas de como trabalhar a cultura popular brasileira na alfabetização das crianças. Te convidamos para conferir também em nosso blog o post que reúne livros que ensinam habilidades socioemocionais para os alunos.

Pin It on Pinterest

Share This