Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas de como orientar o futuro profissional do seu filho

como orientar o futuro profissional do seu filho

Com a proximidade do fim do Ensino Médio, os pais começam a pensar em maneiras de orientar os filhos sobre o futuro profissional. Mas, é importante que esse tema faça parte das conversas em família desde cedo para que o jovem, ao chegar na adolescência, tenha informações sobre o mercado de trabalho e o processo de ingresso na universidade. Assim, ele também começará a pensar sobre a profissão que irá seguir anos antes da decisão.

Os pais têm um papel importante nessa fase de orientação dos filhos, desde que o propósito seja ajudar o jovem a encontrar a carreira que realmente tem a ver com o seu perfil e habilidades, focando na satisfação do jovem. Isso porque muitos pais querem realizar os seus sonhos pessoais nos filhos, os incentivando a ter uma profissão que eles, por algum motivo, não conseguiram ter.

A seguir, listamos algumas dicas que ajudarão os pais a orientar o futuro profissional do filho, dando a ele a chance de ser o que quiser.

Ajude o jovem a identificar o seu talento e interesses

Muito se fala sobre trabalhar com o que realmente gosta, mas sabemos que muitos fatores contribuem para que o trabalho traga satisfação pessoal ou não. Por isso, para orientar o futuro profissional do seu filho, é interessante que os pais ajudem o jovem a identificar o seu talento e, principalmente, as áreas que mais despertam o seu interesse.

Essa parceria deve começar ainda na infância. Com isso, o adolescente terá a chance de passar por experiências diversificadas, de atividades esportivas até aulas de música. O conhecimento sobre diferentes áreas estimula a curiosidade do jovem e apresenta a ele um leque de possibilidades, que o ajudará a tomar uma decisão mais assertiva.

Mostre o dinamismo do mercado de trabalho

Nos últimos anos, o mercado de trabalho passou por algumas transformações importantes por conta dos avanços tecnológicos. Mas, a expectativa é que as mudanças sejam ainda mais significativas para a geração futura. Sendo assim, uma das formas dos pais orientarem o futuro profissional do filho é mostrando a ele o dinamismo do mercado e as possibilidades que irão surgir.

De acordo com a previsão feita pelo Fórum Econômico Mundial, no relatório Futuro do Trabalho, 65% das crianças que estão começando a vida escolar devem trabalhar em empregos que ainda não existem.

Algumas profissões tradicionais são bastante almejadas pelos pais, que sonham em ver o filho se formar em medicina ou em engenharia, por exemplo. Mas, é preciso considerar as novas profissões no momento de orientar o futuro profissional do filho, evitando julgar as preferências do adolescente por essas novas áreas.

Conte com o suporte da escola na orientação do futuro profissional do seu filho

Como vimos, os pais têm um papel importante na escolha da carreira do filho, desde que eles atuem como orientadores, sem impor escolhas que não agradam o jovem. Essa missão também é compartilhada com a escola. Além de formar a base de conhecimento do aluno, a instituição de ensino também o auxiliará na tomada de decisão. Esse suporte é realizado durante toda a trajetória escolar do jovem. Por exemplo, ao incluir o ensino do inglês na grade curricular, o colégio está preparando o aluno para o mercado de trabalho cada vez mais global.

As atividades extracurriculares, como esportes, dança, culinária e artes, por exemplo, permitem que os estudantes descubram seus talentos  e interesses que podem ser explorados em uma profissão.

Além disso, ao chegar ao Ensino Médio, é interessante que a escola também ofereça ao aluno um acompanhamento mais focado no futuro profissional. A realização de testes vocacionais, por exemplo, ajuda na escolha da carreira.

presentamos algumas dicas de como orientar o futuro profissional do seu filho, contando com o apoio da escola neste importante processo. Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre educação e veja também em nosso blog o post que mostra como os educadores devem abordar os assuntos da atualidade em sala de aula.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This