Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas de como impor limites para os filhos durante a adolescência

limites

Quem tem filhos adolescentes sabe que essa fase é bastante complexa, pois os jovens estão passando por muitas mudanças fisiológicas e emocionais. Além disso, os adolescentes são mais ansiosos para descobrir o mundo e toda essa energia acaba deixando os pais preocupados.

Uma das principais questões é sobre como impor limites para os filhos durante a adolescência. Essa não é uma missão tão simples, pois os jovens têm um perfil mais questionador e querem que os pais expliquem os motivos de cada imposição. Para que a relação entre pais e filhos não seja impactada, é importante estabelecer os limites de forma clara, sem deixar dúvidas que possam levar o jovem a não cumprir com os combinados.

A seguir, listamos algumas dicas interessantes de como impor limites durante a adolescência do filho. Confira!

Estabeleça uma relação de amizade com o seu filho

A adolescência é um período em que os jovens apresentam muitas dúvidas e eles nem sempre procuram os pais para conversarem sobre os assuntos que geram questionamentos. A internet e os amigos acabam sendo as principais fontes de informação. Mas, é importante que os pais mudem esse cenário, se aproximando dos filhos como verdadeiros amigos.

Conversar sobre os mais diferentes temas com o filho é uma forma de estreitar a relação e ganhar a confiança do jovem. Esse clima de amizade e companheirismo é fundamental para que, quando necessário, os pais imponham limites que sejam de fato cumpridos pelos filhos.

Mantenha-se firme nas situações difíceis

Em momentos de nervosismo, os pais podem acabar impondo limites mais rígidos, porém, passadas algumas horas, eles nem se lembram do que disseram. Esse é um comportamento ruim, pois quando não há firmeza na imposição e no acompanhamento do combinado, os pais acabam perdendo a credibilidade com os filhos.

A dica para evitar que essas situações se repitam é parar alguns minutos e pensar no que será dito aos filhos. Não imponha um limite surreal ou que você não terá como acompanhar. Muitas vezes, é melhor dar um tempo e analisar a situação com calma, assim os combinados terão mais chances de serem efetivos.

Conversar é sempre a melhor solução

Quando o filho cresce e se torna adolescente, é comum os pais darem uma liberdade maior e não conversar tanto com o jovem, afinal, ele já é “quase um adulto”. Mas, esse distanciamento não é nada interessante para a relação, e também torna mais difícil a imposição de limites.

Sendo assim, o principal canal entre pais e filhos adolescentes é o diálogo. No dia a dia, existem situações que são consideradas perigosas pelos pais, mas para o jovem é algo  normal, como sair à noite. Entrar em conflito nessas situações não é a melhor decisão.

Para impor os limites com clareza, é importante que a família mantenha a calma e converse. Nesse bate-papo, pais e filhos devem expor os seus argumentos para que, juntos, possam encontrar uma solução que seja boa para as duas partes. A troca de ideias e experiências é fundamental para que a imposição de limites não acabe desgastando a relação e afastando os jovens dos pais.

Você conferiu no artigo de hoje algumas dicas de como impor limites para os filhos durante a adolescência, uma das fases mais complexas da vida. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra como a ansiedade na adolescência pode atrapalhar o desempenho escolar dos jovens.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This