Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas de como fazer os filhos manterem a concentração para fazer a lição de casa

concentracao-na-licao-de-casa

Jogos, celulares, redes sociais, televisão… Os jovens de hoje passam boa parte do dia imersos nesses dispositivos, seja para se divertir ou para conversar e compartilhar momentos e opiniões com os amigos na internet. Toda essa interação acaba dificultando uma importante habilidade para o universo dos estudos: a concentração.

Por mais que os jovens estejam acostumados a utilizar esses recursos – até mais de um ao mesmo tempo -, é interessante que nos momentos de estudo na escola e em casa eles deixem a tv, o videogame e os dispositivos móveis de lado e se concentrem na lição ou no trabalho.

Em algumas ocasiões, no entanto, o uso de smartphones e tablets, por exemplo, são essenciais para pesquisas escolares e esclarecimento de possíveis dúvidas. Porém, se esse contato se estender para uma olhada no Facebook ou mesmo responder uma mensagem no WhatsApp, a concentração do jovem na atividade pode ser comprometida.

Se o seu filho vem apresentando dificuldades em se concentrar durante a lição de casa e você não sabe como ajudá-lo, não deixe de conferir as dicas que listamos a seguir, que ajudarão a melhorar o desempenho das crianças e dos jovens nessas atividades. Confira!

Identifique as causas da falta de concentração

O primeiro passo para ajudar o seu filho a desenvolver a habilidade da concentração é identificando os motivos que impedem que ele se mantenha concentrado nos estudos. Há pais que ao perceber a dificuldade do filho, logo dizem que a criança tem déficit de atenção, sem nenhum diagnóstico de especialista.

A repetição desse rótulo pode fazer com que o próprio filho assuma esse papel e não se esforce para se concentrar. Em caso de suspeitas de déficit de atenção, é fundamental que a família busque por ajuda especializada de médicos e psicólogos que analisarão o caso.

Em boa parte das vezes, a dificuldade de concentração vem da quantidade de tarefas que a criança ou o jovem deixa para fazer ao mesmo tempo e que interfere na atenção destinada a cada uma delas.

Por exemplo, se o seu filho decide fazer a lição de matemática assistindo a sua série de tv preferida, o grau de concentração dele no seriado certamente será muito maior do que na lição. Por isso, é importante observar como é o comportamento da criança nesses momentos de estudo em casa para começar a projetar as estratégias a fim de ajudá-la.

Mostre para o seu filho que a concentração é algo essencial para a rotina da família

Quando o filho apresenta dificuldades de concentração é interessante que os pais valorizem a aplicação dessa habilidade em outras áreas além do estudo. Ao cozinhar, por exemplo, os pais podem conversar com o filho sobre a importância de se manter concentrado para que os alimentos não passem do ponto, que o tempero não seja esquecido e também para que ele consiga ler e interpretar as informações da receita.

Do mesmo modo acontece quando a família vai viajar. Mostre para o filho que a concentração para não errar o caminho e para dirigir de acordo com as regras de trânsito é fundamental para que a família chegue ao destino com segurança.

Esses exemplos do dia a dia ajudam a internalizar nos filhos a importância da concentração, tornando mais fácil a transferência desse aprendizado para os estudos em casa.

Além disso, também é importante criar um ambiente acolhedor para essas atividades, deixando os dispositivos tecnológicos distantes e evitando interferências dos próprios membros da família com assuntos que não têm a ver com a lição da criança e que podem tirar a sua atenção.

Manter uma relação próxima e sempre observar o comportamento dos filhos é a melhor maneira de ajudá-los a superar as dificuldades, como a falta de concentração. Se você gostou das dicas, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This