Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas de como estimular o trabalho em equipe entre crianças e jovens

escola democratica

É durante a infância que as crianças começam a desenvolver as habilidades que as acompanharão por toda a vida. Uma delas, o trabalho em equipe, estará presente no dia a dia acadêmico e pessoal dos jovens, sendo também uma característica fundamental para o futuro ingresso no mercado de trabalho.

Mas, estimular o trabalho em equipe ainda na Educação Infantil não é uma tarefa tão simples. Por mais que os pequenos gostem de interagir, há alguns obstáculos que dificultam o trabalho em equipe. O apego com as coisas e a dificuldade em dividir algo com o próximo são exemplos de atitudes recorrentes nesta faixa etária e que atrapalham o desenvolvimento do trabalho em equipe.

Por isso, é importante que os profissionais da educação estejam sempre atentos as melhores formas de estimular o trabalho em equipe entre crianças e jovens. A coletividade em sala de aula é um ponto muito importante para a formação integral do aluno, pois a partir dessa integração é possível desenvolver outras habilidades relevantes, como avaliar, escolher, decidir e debater.

A seguir, listamos algumas dicas interessantes que ajudam a aplicar o trabalho em equipe no dia a dia escolar. Não perca!

Apresentação dos hábitos coletivos

Em casa, as crianças convivem com um pequeno grupo de pessoas, geralmente os pais e os irmãos. Por conta disso, a escola acaba sendo um dos primeiros locais onde a criança passa a conviver com o coletivo. Muitas vezes, a integração com professores e colegas de classe não transcorre tão bem no início, sendo fundamental a apresentação dos hábitos coletivos.

De início, os educadores devem conectar as atividades diárias com atitudes que ajudam a estimular o trabalho em equipe, mostrando a importância de respeitar as diferenças e saber compartilhar com o próximo. As histórias infantis e as brincadeiras em sala de aula são ótimos ganchos para trabalhar essas atitudes coletivas com as crianças.

Trabalho em equipe: desenvolvendo a tolerância

Vimos que as crianças tendem a ter uma resistência maior ao trabalho em equipe, principalmente no período de ingresso na Educação Infantil. Com o tempo, os pequenos passam a compreender melhor a importância da socialização e acabam gostando de ter os amigos ao lado para realizar as tarefas escolares.

Mas, quando chegam ao Ensino Fundamental, é comum os estudantes formarem os seus próprios grupos e não gostam de mudar. Essa restrição não permite que o trabalho em equipe seja desenvolvido por completo, pois a integração não é total. Vários fatores levam a essa postura, como amizade, identificação de ideias, entre outros pontos.

Entretanto, um dos ganhos proporcionados pelo trabalho em equipe é o desenvolvimento da tolerância. Sendo assim, nas atividades em grupo, os alunos têm a chance de se expressar e também precisam ouvir e respeitar a opinião do próximo. O educador deve atuar como um guia, incentivando os estudantes a trocarem experiências, respeitarem as diferenças e saírem da sua zona de conforto.

Mesclar os grupos é uma forma de promover a integração, mesmo que no início aconteçam alguns conflitos e divergências no trabalho em equipe,. Mas, com o tempo, os jovens irão perceber que a troca de ideias e experiências é bastante enriquecedora, e que todos os colegas da classe são capazes de contribuir positivamente para a realização das atividades propostas. Assim, o trabalho em equipe com os jovens desenvolve valores sociais como o respeito, a cooperação e a tolerância.

No artigo de hoje, você conferiu algumas dicas de como estimular o trabalho em equipe entre crianças e jovens e mostramos também como essa habilidade é importante para a formação integral dos estudantes. Aproveite e veja em nosso blog o post que ensina a dar autonomia aos filhos sem perder os limites.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This