Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas de como despertar a consciência social nos jovens

consciencia

O conceito de educação vai muito além dos conteúdos que um jovem aprende ao longo da vida. Valores, princípios e consciência social são alguns dos pontos que contribuem diretamente no processo educacional, visando a formação integral dos jovens.

Por isso, a participação das famílias é tão importante e valiosa. Especificamente sobre a consciência social, os jovens podem e devem começar a entender o seu papel na sociedade desde a infância e esses ensinamentos vão crescendo à medida que o filho se desenvolve e começa a assumir novas responsabilidades.

Para ajudar os pais que estão passando por essa fase de mostrar aos filhos a sua importância perante a sociedade e meio ambiente, listamos algumas dicas de como despertar nos jovens essa consciência social. Confira!

Entenda o que é consciência social

Antes de iniciar o processo de conscientização dos filhos, é interessante conhecer mais sobre esse conceito. A consciência social está diretamente relacionada com a capacidade que um indivíduo tem de perceber a sociedade ao seu redor.

Sendo assim, o jovem que está em formação precisa começar a compreender como as ações públicas afetam a sociedade e também entender que atitudes individuais podem afetar o próximo, aumentando a responsabilidade por nossos atos.

A consciência social não é uma espécie de cobrança, mas sim uma sensibilidade em relação às necessidades de outras pessoas e do ambiente em que se vive. A partir desse entendimento, a construção de valores como respeito, responsabilidade e senso de justiça são facilmente internalizados nos jovens.

Saiba como despertar a consciência social no seu filho

A formação integral do jovem envolve diversos pontos que, juntos, levam à construção do cidadão. Por isso, para despertar a consciência social no seu filho é preciso trilhar alguns caminhos para que essa percepção de mundo se torne algo vivo para o jovem, como abordaremos nos tópicos abaixo.

Empatia

A capacidade de se colocar no lugar do outro antes de agir é o que chamamos de empatia, sentimento fundamental para despertar a consciência social. Quando o jovem convive em um ambiente empático, no qual há equilíbrio emocional, sensibilidade e compaixão, as chances dele desenvolver relações saudáveis com as pessoas ao seu redor são maiores, fator que contribui diretamente para o desenvolvimento da consciência social.

Senso de colaboração

Não olhar apenas para si, dando espaço para enxergar o próximo e suas necessidades gera nos jovens o senso de colaboração, também fundamental para a consciência social.  Em atividades simples, como em uma brincadeira, é possível perceber os ganhos que o senso de colaboração gera tanto para o jovem, que se mostra muito mais proativo e criativo, quanto para a sociedade ao seu redor.

Controle emocional

Essencial para a vida, o controle emocional também é um ponto importante para a consciência social dos jovens. Como aprendem muito pelo exemplo, é interessante que a família promova em casa um ambiente que valorize o coletivo e as responsabilidades.

Além disso, mostrar a importância do reconhecimento dos sentimentos de outras pessoas, façam elas parte ou não do grupo familiar, é primordial para que o seu filho desenvolva a consciência social e passe a entender e controlar as suas próprias emoções.

Apresentamos no artigo de hoje dicas de como despertar a consciência social nos jovens, contribuindo diretamente para a formação de cidadãos responsáveis e ativos. Se você gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar as próximas publicações do nosso blog.

Pin It on Pinterest

Share This