Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Dicas de atividades lúdicas para fazer com os filhos em casa

Atividades ludicas

Com a rotina totalmente modificada devido a pandemia do novo coronavírus, crianças e jovens passaram a ficar muito mais tempo em casa, longe da escola e dos amigos. Para que o isolamento social não se torne algo ainda mais maçante e difícil para os filhos, é importante que os pais criem atividades que possam mudar um pouco a rotina da casa e divertir a família durante a quarentena.

Não é preciso criar coisas grandiosas, com objetos da casa e alguns materiais simples é possível fazer diversas atividades lúdicas que vão garantir a alegria da criançada que tanto sente falta dos passeios e dos amigos.

Na sequência deste artigo, reunimos algumas dicas de atividades lúdicas que você pode se programar para fazer com os filhos nos próximos dias. Confira!

Acampamento em casa

Já que os passeios e as atividades ao ar livre estão sendo evitadas por conta da pandemia, é preciso usar a criatividade para preparar atividades lúdicas em casa. O acampamento é uma ótima opção para animar os pequenos e quebrar um pouco da rotina.

Com a ajuda de cobertores, lençóis e tapetes você pode montar um acampamento na sala da sua casa. Para ficar mais real, nada de televisão e computador, prepare uma refeição deliciosa para a família comer ao lado das “cabanas”, vale cantar, ler histórias, brincar e conversar como se estivessem em um camping. O lúdico, além de divertir, amplia a criatividade das crianças e proporciona momentos inesquecíveis.

Corrida com obstáculos

A quarentena não é desculpa para ficar parado. Então, uma das atividades lúdicas que você pode fazer em casa com os filhos é a corrida com obstáculos. Em um corredor ou espaço mais amplo da sua casa, coloque almofadas, brinquedos ou caixas de papelão. Crie uma espécie de percurso, no qual as crianças terão que pular, passar por baixo, desviar, entre outros comandos que você der durante a brincadeira.

Essa atividade lúdica, além de muito divertida, ajuda a desenvolver o equilíbrio, a agilidade motora e a atenção dos pequenos.

Teatro de fantoches

Uma das brincadeiras que não saem de moda e todas as crianças gostam é o teatro de fantoches. Com materiais simples que você tem em casa, como papel, tecido e palitos, já é possível criar um teatrinho divertido e repleto de aprendizados.

Para estimular ainda mais a criatividade dos pequenos, é interessante que os pais os envolvam em todo o processo de criação do teatro de fantoches, desde a confecção dos personagens até a criação do roteiro. Essa atividade irá durar alguns dias até a apresentação oficial, então a diversão é garantida.

Maquetes

Como seria a cidade dos seus sonhos? Essa pergunta pode ser a abertura para a criação de maquetes, uma atividade lúdica interessante para fazer na quarentena com os filhos. Além de incentivar a criatividade, essa brincadeira pode ser utilizada para fortalecer temas importantes, como cidadania, transporte, saúde, cuidados com o meio ambiente, limpeza da cidade, convívio social, entre outros.

Caça aos objetos

Filhos entediados na quarentena nunca mais! Sabe aquele fim de tarde que os pequenos não sabem o que fazer? Então, a caça aos objetos é uma atividade lúdica que certamente irá animar as crianças em casa.

Selecione dois objetos e guarde em locais diferentes dos habituais. Para tornar a brincadeira ainda mais rica, você pode criar pequenos enigmas que a criança precisa decifrar para ter acesso às dicas de onde estão os “tesouros”, neste caso os objetos escolhidos para a brincadeira. Se o seu filho encontrar no tempo combinado, a recompensa pode ser uma saborosa sobremesa feita em família.

Reunimos no artigo de hoje dicas de atividades lúdicas para fazer com os filhos em casa. Se você gostou e quer continuar acompanhando postagens relacionadas à educação de crianças e jovens, não deixe de conferir as atualizações do nosso blog e siga-nos também nas redes sociais.

Pin It on Pinterest

Share This