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Dicas de atividades físicas para fazer em casa

exercicio em casa

Com as crianças e jovens em casa por conta da quarentena, é difícil encontrar formas de fazer os filhos deixarem a internet de lado e começarem novas tarefas em casa. Mas, é fundamental apresentar alternativas para eles, evitando que esse período de restrições acabe comprometendo a saúde dos filhos.

A prática de atividades físicas, por exemplo, é essencial para o desenvolvimento desta faixa etária, trazendo benefícios para o corpo e para a mente. De acordo com a pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o isolamento social, medida fundamental para conter o avanço da Covid-19 no país, contribuiu para o aumento dos índices da obesidade infantil.

A alimentação desregrada neste período de quarentena e a falta de atividades físicas são os principais motivos para o aumento da obesidade entre as crianças. Os jovens também entram nesse grupo, já que manter o corpo e a mente ativos é fundamental para o desenvolvimento.

Se você quer incluir hábitos mais saudáveis na rotina da sua família durante a quarentena, confira na sequência deste artigo 4 dicas de atividades físicas para fazer em casa. Não perca!

1. Pula corda
Essa é uma atividade física que as crianças encaram como brincadeira e é ótima para queimar calorias e movimentar o corpo. Encontre um local seguro em casa para realizar essa atividade. Se preferir, coloque um tapete macio para que o impacto não seja tão intenso. Crie minitorneios em família, assim todos se divertem durante o exercício físico.

2. Dança dos travesseiros
Para envolver as crianças em atividades físicas é preciso criatividade. Exercícios tradicionais não costumam despertar o interesse dos pequenos. Uma dica muito interessante e simples de se fazer em casa é a dança dos travesseiros.

Coloque no chão um travesseiro e uma música de fundo para os participantes dançarem. Ninguém pode ficar parado. Quando um participante que estiver fora da dança gritar “travesseiro”, é preciso correr para se sentar no travesseiro no chão. Quem conseguir primeiro, é o vencedor. Essa também é uma atividade física que se torna uma grande brincadeira para as crianças.

3. Pista de obstáculos
Com muita criatividade, os pais podem montar uma pista de obstáculos com objetos da casa, como almofadas, baldes, cordas, entre outros. Para participar da atividade física, é preciso seguir os movimentos indicados em cada obstáculo, como pular, engatinhar, andar em ziguezague ou com um pé só. Se errar, o participante precisa voltar para o início da pista. Quem conseguir completar o circuito sem nenhuma penalidade é o vencedor.

4. Segue os movimentos
Crianças e adultos se divertem e queimam muitas calorias durante a atividade de segue os movimentos. O primeiro participante sugere um movimento, o segundo segue o movimento sugerido e também sugere o seu. Assim, segue com todos os participantes. Ganha quem conseguir memorizar e executar toda a sequência de movimentos sem erros. Quanto mais criativo e difícil for o movimento, maior será a diversão de todos.

No artigo de hoje, reunimos 4 dicas de atividades físicas para fazer em casa com os filhos, colocando o corpo em movimento e se divertindo em família. Aproveite esse momento de leitura e veja também em nosso blog o post que ensina a encorajar os filhos para os desafios sem exagerar nos elogios.

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