Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

De olho no ENEM: Conheça sites, jogos e aplicativos que ajudam os alunos na preparação para o exame

de-olho-no-enem

Quem está no Ensino Médio, principalmente no 3º ano, sabe que o período de preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e para os vestibulares é bastante intenso. São inúmeros conteúdos para serem revistos e as apostilas e os livros acabam se tornando itens inseparáveis dos estudantes. Mas, com os avanços tecnológicos, os alunos têm a oportunidade de incluir em suas rotinas de estudos sites, aplicativos e até jogos online.

Esses recursos tecnológicos são interessantes, pois possibilitam uma forma mais interativa de estudo, além de poderem ser acessados de qualquer lugar por meio dos tablets e smartphones. A seguir, listamos  4 opções de sites, apps e jogos  que ajudam os jovens na preparação para o ENEM. Confira!

1 – Geekie Game
Essa é ferramenta online que oferece ao estudante um plano de estudos personalizado para o ENEM. Para chegar a personalização do plano, o aluno precisa realizar um teste  para identificar os pontos em que ele possui mais dificuldades e em quais já tem um bom desempenho. Com esse feedback, o Geekie Game direciona textos, vídeos e exercícios para o estudante focar no aprendizado das dificuldades identificadas no teste inicial.

Esse plano de estudos se baseia em três linhas: Aprenda, Construa e Pratique. Após seguir o planejamento personalizado apresentado pela plataforma, o aluno refaz o teste inicial de acordo com as especificidades do ENEM e pode verificar a sua evolução nos estudados preparatórios para o exame. Além disso, o Geekie Games também disponibiliza aos estudantes um aplicativo para que eles participem com outros alunos de uma “batalha de conhecimentos”.


2 – Aula livre


O site disponibiliza para o estudante videoaulas acompanhadas de uma apostila em PDF, abordando o conteúdo da aula e apresentando exercícios. O Aula livre é ideal para os alunos que estão se preparando para o ENEM e também para os vestibulares, pois ele traz conteúdos de 11 disciplinas. O site também indica livros que os estudantes podem consultar caso queiram se aprofundar em temas específicos abordados nas videoaulas.
3 – Mande bem no ENEM
Para os estudantes que buscam por praticidade na hora de estudar para o exame, o site Mande bem no ENEM é ideal. São cerca de  42 videoaulas que abordam os mais  diversos assuntos. Além disso, a plataforma trabalha com músicas e textos complementares para explicar as matérias. Outro ponto interessante do site são os  jogos interativos para internalização dos conteúdos estudados. Em alguns jogos da plataforma é possível  compartilhar a diversão e o aprendizado com um colega.

4 – Inep

Para se familiarizar com o modelo de prova adotado pelo ENEM, os estudantes podem acessar o site do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -, que é responsável pela elaboração das provas do ENEM, e fazer o download das provas e dos gabaritos de edições  anteriores do exame. Além de ser uma oportunidade para testar os conhecimentos, o aluno também pode verificar se o tempo utilizado para realização da prova e da redação estão de acordo com o estipulado pelo próprio Inep.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This