Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

De olho na geração Z: Conheça as novas carreiras que estão transformando o mercado de trabalho

geração z

O avanço tecnológico das últimas décadas mudou por completo os hábitos e comportamentos da sociedade. Para os pais, essa mudança é perceptível com uma pequena reflexão de como era o mundo há 20 anos. Os celulares, companheiros inseparáveis nos dias de hoje, não faziam parte da rotina de todas as pessoas, muito menos das crianças.

Também em um passado não tão distante, o acesso à internet era restrito as empresas e ter computadores em casa era quase que um luxo. Entretanto, essa não é a realidade da geração Z, conhecida como os nativos digitais e multifuncionais. Os jovens nascidos após o ano de 1995, encontraram um mundo diferente, no qual as informações estão na palma das mãos, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Essa evolução mudou, como vimos, os comportamentos e os hábitos das pessoas. O mercado de trabalho também segue essa tendência e novas carreiras surgirem a todo o momento.

Na sequência, vamos apontar algumas carreiras que estão transformando o mercado de trabalho no século XXI e despertando o interesse dos jovens da geração Z. Confira!

Design de jogos

A paixão dos adolescentes pelos videogames pode se tornar uma profissão. Criar e desenvolver jogos eletrônicos para diferentes plataformas é uma carreira atrativa para a geração Z e com um mercado em constante expansão.

Engana-se quem pensa que essa profissão é um mero entretenimento, pois os jogos já estão presentes no ambiente educacional e corporativo, mostrando que as oportunidades para quem ingressa nessa área são muito boas.

Nanotecnologia

Há alguns anos, se um jovem dissesse que iria se dedicar a carreira na área de nanotecnologia, certamente ele causaria um espanto nos pais. Porém, o mesmo já não acontece com a geração Z. Com a nanotecnologia, os adolescentes conseguem transitar da medicina ao agronegócio.

Nessa área, o foco é o desenvolvimento de pesquisas que estão relacionadas ao futuro do nosso planeta, tema que os jovens costumam se engajar.

Desenvolvimento de software

Por serem nativos digitais, a geração z tem bastante familiaridade com softwares e aplicativos. Sendo assim, atuar nessa área é algo almejado por muitos estudantes. Para trabalhar desenvolvendo programas é preciso, além dos conhecimentos técnicos, muita criatividade para produzir algo que possa realmente mudar ou facilitar a vida das pessoas.

Esse desafio é um dos atrativos da profissão para os jovens, que naturalmente crescem com esse espírito empreendedor.

Ecologia

Como abordado acima, a geração Z se interessa por assuntos que relacionados ao futuro do planeta. Por isso, uma carreira em ascensão é a Ecologia. Nessa área, são criadas ações cujo foco é preservar e recuperar recursos naturais que foram atingidos pelo crescimento desordenado das populações urbanas. Outra atividade que vai ao encontro dos interesses dos jovens é a criação de espaços verdes dentro das grandes cidades, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Nutrição orgânica

A preocupação dos adolescentes não é apenas com a natureza, mas também com o que consumimos diariamente. A área de nutrição orgânica ganha destaque nessa geração que valoriza a sustentabilidade e quer trazer isso para a mesa. A carreira parece ser bastante promissora por conta das mudanças de hábitos das gerações mais velhas, que querem viver mais e melhor.

Apresentamos para você algumas das novas carreiras que estão em alta no mercado de trabalho, despertando o interesse dos jovens da geração Z. Se você gostou do artigo e quer continuar por dentro dos assuntos relacionados a educação de crianças e jovens, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This