TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Cultura maker na escola. Você sabe do que se trata?

Cultura maker

Esse movimento vem ganhando força na educação. Ele faz com que os alunos testem suas ideias colocando a mão na massa. Conheça:

Maker é uma palavra de origem inglesa que significa “fazer”. A ideia da cultura maker é justamente essa: colocar a mão na massa. Nas escolas, a intenção é desenvolver nos alunos colaboração, comunicação e, sobretudo, posicioná-lo no centro do processo de aprendizagem.

Tudo começou na década de 1990, com as primeiras plataformas de robótica educativa, que depois viraram o Lego Mindstorm. Em seguida, nos anos 2000, veio o momento do fablab – espaço de experimentação que permite aos usuários criar seus protótipos de um jeito rápido e barato, o que muda não só os processos de produção, mas traz também novas e ricas oportunidades de aprendizado. Naquele momento, o fablab era direcionado apenas para universidades e empreendedores

Em 2008, um terceiro momento surgiu com Paulo Blikstein, professor de Stanford, criador do Fablab@School, ou seja, fablabs dentro da escola. Desde então, ele implanta laboratórios de fabricação digital, equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser e dispositivos de robótica, e avalia o impacto que esses espaços promovem na educação. “Fizemos em Moscou, nos EUA, na Tailândia, no México e na Dinamarca”, conta. (fonte: http://porvir.org/em-5-ou-10-anos-toda-sala-de-aula-sera-um-fablab/)

Cultura maker na área da construção

Com a introdução da cultura maker no ambiente escolar, as expressões do-it-yourself (DIY, ou faça você mesmo), hands on (no popular, mão na massa), maker movement (movimento maker) começaram a se populares nos últimos anos, (fonte: https://www.revistaeducacao.com.br/cultura-maker-escolas/)

No Colégio Marupiara, as crianças de Educação Infantil estão acostumadas a construir seus jogos e seus brinquedos na área da construção com materiais recicláveis que a escola arrecada. Segundo a psicóloga Adriana Klisys, diretora da consultoria Caleidoscópio Brincadeira e Arte, “quando a criança tem à disposição uma variedade grande de materiais, a capacidade de inventar é valorizada e alimentada”.

A sucata na Educação Infantil faz sentido quando as crianças podem explorar os materiais. E elas fazem isso de diferentes maneiras: pondo na boca, examinando a textura, batendo em superfícies para ver se sai algum som, testando a resistência com as mãos e com os pés – e, claro, deixando a imaginação rolar. (fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/8658/qual-o-lugar-da-sucata-na-escola). No Marupiara, esse é um dos momentos em que elas testam suas hipóteses e usam a própria criatividade, uma das premissas na cultura maker.

Single Event Page

This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.

Today Upcoming Events

No upcoming events for today

15 Next Events

No upcoming events for today

Free Aftersales Support

We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.

Visit Support Forum

Customization Services

We provide WordPress customization services some of which are:

  • Theme install and set-up
  • Responsive development
  • Custom page templates
  • Custom plugin development
  • Custom theme and icons design

Blog Categories

Pin It on Pinterest

Share This