Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Crianças e informação: conheça as publicações que abordam notícias focando no público infantil

informação

Em um mundo altamente conectado e com as informações sobre os mais diversos assuntos na palma das mãos das crianças, é preciso que as famílias tenham uma atenção redobrada quando o foco é o acesso às notícias do dia a dia.

Até mesmo para os adultos é difícil acompanhar os noticiários atualmente sem ser impactados com a quantidade de informação, que na maioria das vezes abordam temas não tão positivos.

Fazer uma seleção das notícias que as crianças têm acesso seria o ideal, no entanto, é difícil controlar quando o filho está presente nas redes sociais ou utiliza aplicativos de troca de mensagens onde também circulam muitas informações.

Para facilitar esse direcionamento e ainda oferecer informações adequadas de acordo com a faixa etária das crianças, uma dica é incluir as publicações voltadas para o público infantil na rotina dos filhos.

A seguir, listamos algumas dicas de jornais e sites que abordam os temas do dia a dia de forma lúdica, promovendo um aprendizado significativo. Confira!

Jornal Joca

Uma das publicações mais famosas direcionadas para o público infantil é o Jornal Joca. Com uma equipe de jornalistas e pedagogos, as notícias do Brasil e do mundo são escritas e diagramadas pensando exclusivamente no público infantojuvenil.

Nas edições do jornal, além do noticiário do dia a dia, também são abordadas curiosidades, esportes e muitos outros assuntos do interesse dessa faixa etária. A assinatura do Jornal Joca pode ser feita pelas escolas ou pelas famílias, garantindo que as crianças e os jovens tenham acesso a uma linguagem adequada para que os leitores dessa faixa etária compreendam o que acontece ao seu redor.

Folhinha

Pensando no público infantil e em suas especificidades em relação ao acesso às notícias, o jornal Folha de São Paulo criou o suplemento Folhinha, conhecido como o jornal a serviço da criança.

Além das notícias do dia a dia contadas de maneira lúdica, o portal da Folhinha também oferece um canal com uma série de atividades, como jogo da memória, pintura, recortes e quadrinhos. Boa parte dos conteúdos da Folhinha podem ser acessados diretamente no site da Folha de São Paulo, inclusive para quem não é assinante do jornal.

Jornal da Criança

Exclusivo para os pequenos entre 6 e 11 anos, o Jornal da Criança está disponível nas versões impressa, on-line e áudio (podcast). A linguagem coloquial é a estratégia do JC para atrair o interesse dos jovens para as principais notícias sobre o Brasil, mundo, esportes, cultura, ciência, tecnologia e meio ambiente. O objetivo do Jornal da Criança é mostrar aos pequenos leitores que através das notícias é possível aprender um pouco sobre matemática, ciências, biologia, química, física, geografia, história e língua portuguesa.

Criança e Natureza

O portal Criança e Natureza dedica uma área somente para notícias voltadas ao público infantil. O foco do projeto é mostrar para as crianças a importância de preservar a natureza e usufruir dos benefícios que ela tem para nos oferecer. São dicas de brincadeiras, livros e filmes relacionados à sustentabilidade, além disso, o site reúne artigos que ensinam algumas práticas simples e que as próprias crianças podem seguir para cuidar melhor do meio ambiente.

No artigo de hoje, reunimos algumas dicas de publicações que abordam notícias focando no público infantil. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra como controlar a ansiedade dos alunos no ensino remoto.

Pin It on Pinterest

Share This