Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Conheça os principais desafios da educação na “Era Digital”

era da tecnologia

As duas últimas décadas foram marcadas por importantes avanços tecnológicos, que transformaram hábitos e comportamentos da sociedade. Diversas áreas foram impactadas, como a indústria, a saúde e, claro, a educação.

Hoje, os professores interagem com crianças e jovens que nasceram na chamada “Era Digital” e estão totalmente acostumados com os recursos que a tecnologia trouxe para o nosso dia a dia. Essas mudanças fizeram com que novos desafios surgissem na educação do século XXI.

Metodologias, atividades e processos adotados há cerca de 10 anos já não geram nos alunos o mesmo engajamento e não levam aos resultados almejados pelos educadores. Por isso, as instituições de ensino se mantêm em constante evolução para conseguir superar os desafios da “Era Digital”, garantindo uma formação de qualidade para os estudantes.

A seguir, fizemos uma breve lista com os pontos de maior atenção nos dias de hoje e que estão fazendo com que as escolas criem estratégias específicas para atender o perfil dos estudantes atuais.

Novo papel do professor: atuar como mediador

Como mencionado, a “Era Digital” trouxe novos hábitos e comportamentos para a sociedade, que são mais intensos nas gerações que já nasceram dentro desse ambiente. Hoje, o professor já não é o único detentor do conhecimento em sala de aula. Com o acesso às informações na palma das mãos, os alunos esperam que os educadores atuem como mediadores, ajudando o grupo a pensar, inovar e a aprender a aprender.

A relação entre estudantes e professores já não é mais a de repasse de conteúdo, mas sim de interação, troca e compartilhamento. Durante as aulas, além de trabalhar questões teóricas, os educadores incluem nas atividades o desenvolvimento da criatividade,  experimentação e pensamento crítico.

Professores preparados para utilizar a tecnologia como aliada da educação

No início do uso das tecnologias no ambiente escolar, os próprios educadores ficaram receosos. A principal questão era em relação a interferência negativa desses recursos no processo de ensino-aprendizagem. Será que tablets, computadores e o acesso à internet não iriam distrair os alunos, comprometendo o aprendizado?

Essa é uma questão que costuma ser analisada ainda hoje. Mas, para evitar que a interferência seja negativa, os próprios educadores tiveram que conhecer as ferramentas e suas funcionalidades para utilizá-las como aliadas do seu plano de ensino. Por isso, um dos desafios atuais é o preparar o corpo docente e mantê-lo sempre atualizado para utilizar esses recursos de forma estratégica.

Bullying é um desafio da educação na “Era Digital”

Infelizmente, práticas de bullying sempre existiram no ambiente escolar, porém elas se fortaleceram com a popularização da internet. Ações negativas, como apelidos e perseguições, ganharam um alcance muito maior nos meios digitais, tornando as consequências ainda mais sérias.

Hoje, um dos desafios da educação é controlar e conscientizar crianças e jovens sobre os efeitos destrutivos do bullying. Gerar empatia e promover o respeito dentro e fora do ambiente digital vem sendo a estratégia mais utilizada pelas instituições de ensino a fim de acabar com essas ações.

Apresentamos no artigo de hoje três dos principais desafios da educação na “Era Digital”. Para continuar por dentro de notícias como essa, acompanhe as próximas postagens do nosso blog.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This