Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Conheça os principais benefícios da prática de atividades físicas na adolescência

atividades fisiscas

A rotina dos jovens costuma ser bastante agitada, afinal eles têm muitas atividades escolares e extracurriculares que acabam tomando boa parte do dia. Além disso, os adolescentes também separam um tempo para se divertir, seja no videogame ou em passeios com os amigos.

Toda essa agitação é absolutamente normal nesta fase da vida, mas o que preocupa é que muitos jovens vêm apresentando um perfil sedentário, deixando de incluir atividades físicas na rotina. O sedentarismo pode trazer consequências negativas para o desenvolvimento dos jovens.

De acordo com o levantamento realizado pelo Imperial College de Londres e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), descrito na revista internacional The Lancet, a obesidade infantil atinge nos dias de hoje dez vezes mais crianças e adolescentes do que na década de 1970. O estudo aponta, também, que o grupo de indivíduos entre 5 e 19 anos que estão acima do peso saltou de 11 milhões naquela época para 124 milhões atualmente.

Além de auxiliar na prevenção de certas doenças, a prática de atividades físicas na adolescência traz uma série de outros benefícios para o desenvolvimento dos jovens, conforme mostraremos a seguir.

Exercícios físicos ajudam a melhorar a postura e a força dos jovens

Durante a adolescência, o corpo do jovem passa por diversas mudanças estruturais e a prática de exercícios físicos pode ajudar a melhorar a postura do adolescente neste período de transição. As atividades físicas, quando guiadas por profissionais da área, auxiliam na  composição corporal do praticante e também é uma excelente aliada para a redução do percentual de gordura do corpo.

É importante destacar, também, que os exercícios físicos, quando realizados de forma contínua, ajudam a aumentar a força, a agilidade, a flexibilidade, a resistência muscular e a condição cardiorespiratória do jovem.

Auxílio na prevenção de doenças

Como mencionado anteriormente, o número de jovens com problemas de obesidade cresceu bastante nas últimas décadas. Alimentação desequilibrada e o sedentarismo contribuem diretamente para esse aumento.

Ao realizar atividades físicas na adolescência, o jovem dará um passo importante para prevenir a obesidade, a diabetes do tipo 2 e até problemas cardiovasculares que também podem atingir os mais novos.

Fortalecimento das relações sociais do adolescente

Durante a adolescência, alguns jovens apresentam certas dificuldades para se relacionarem socialmente. Vergonha e medo de possíveis julgamentos são as principais causas desse distanciamento. A prática de atividades físicas regulares também auxilia os adolescentes neste aspecto.

Ao inclui-las na rotina, o jovem conseguirá aprimorar o seu relacionamento social e a independência, pois muitas das ações realizadas em academias são em grupo e incentivam essa troca entre os participantes.

Vimos que manter o corpo em movimento é fundamental para que os adolescentes se desenvolvam com saúde, cuidando do físico e também da mente. Para continuar por dentro de assuntos relacionados à formação dos jovens, te convidamos para conferir também em nosso blog o post que apresenta os principais sintomas da ansiedade na adolescência.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This