Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Conheça os desafios da alfabetização na “Era Digital”

alfabetização

A alfabetização é um dos processos educacionais mais importantes, e que demandam um amplo esforço dos professores. Além de todos os conteúdos que são ensinados aos alunos durante as primeiras séries do Ensino Fundamental I focados na alfabetização, o educador geralmente tem em seu grupo estudantes com diferentes perfis de aprendizagem, o que torna o trabalho ainda mais complexo

Mas, com o tempo e ao conhecer melhor o perfil de cada aluno, o professor consegue estabelecer estratégias que funcionam bem com a turma, garantindo que o processo de alfabetização transcorra de forma eficaz. Por isso, a cada ano o educador encontra novos desafios quando o assunto é alfabetização.

Entretanto, na última década, um outro desafio surgiu na trajetória dos professores: alfabetizar na “Era Digital”. As crianças que já nasceram em um mundo amplamente conectado apresentam habilidades e expectativas diferenciadas em relação a ler e escrever. Sendo assim, entender esse novo perfil de aluno e oferecer a ele um processo de alfabetização que funcione e tenha sentido para sua vida conectada vem sendo o desafio dos educadores nessa nova era.

A seguir, reunimos algumas práticas que ajudam a transformar a alfabetização na “Era Digital” em um processo estimulante para as crianças do século XXI. Confira!

Lápis, papel, computador e internet, todos juntos na alfabetização dos alunos

Como mencionado no início, as crianças do século XXI nasceram em um mundo no qual o acesso à internet já era realidade em boa parte dos lares brasileiros. Com o tempo, dispositivos como smartphone, tablet e computadores se tornaram itens essenciais e começaram a ser utilizados também pelas crianças.

Por conta disso, é muito ampla a familiaridade dos alunos em fase de alfabetização com esses recursos tecnológicos. O papel e o lápis também estão presentes na formação das crianças, porém não mais como itens fundamentais para leitura e escrita. Sendo assim, um dos desafios dos professores na “Era Digital” é unir no processo de alfabetização o lápis, o papel e os dispositivos como computador e tablet.

Essa não precisa ser uma mudança completa, na verdade os novos meios digitais podem ser utilizados de forma complementar, aproximando a alfabetização da realidade das crianças. Listamos, abaixo, alguns exemplos de novas práticas que os educadores já estão trabalhando em sala de aula com os alunos.

  • Consultas em dicionários online para a pesquisa de palavras relacionadas às atividades propostas.
  • Adoção de leitores digitais para o trabalho com algumas obras que possuem versão em e-books.
  • Trabalho com jogos interativos online que focam no desenvolvimento da leitura e da escrita.

A escolha das ferramentas digitais e das atividades propostas pelo professor dependerá da análise que o profissional faz da turma e das suas necessidades. O interessante é ter essa mescla do digital com a leitura em papel e escrita manual, pois essas habilidades são primordiais para que processo de alfabetização seja eficaz e proporcione os conhecimentos necessários para que o aluno siga a sua trajetória acadêmica com excelência.

Abordamos no artigo de hoje alguns dos desafios da alfabetização na “Era Digital”. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra atividades para fazer em casa que ajudam no processo de alfabetização das crianças.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This