Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Conheça os benefícios do acompanhamento psicopedagógico na escola

acampamento

Para garantir a formação integral dos alunos, as instituições de ensino contam com uma equipe multidisciplinar, que irá ensinar para as crianças e jovens aspectos educacionais, emocionais e afetivos.

Por isso, profissionais como os psicopedagogos são fundamentais para acompanhar de perto o desenvolvimento dos estudantes e suas necessidades psicoafetivas, que estão diretamente relacionadas com o processo de aprendizagem. O suporte psicopedagógico atua de forma estratégica nas escolas, ajudando os alunos a melhorarem o desempenho em sala de aula e sua convivência com os colegas e familiares.

Na sequência, vamos apresentar mais detalhes sobre os benefícios do acompanhamento psicopedagógico na escola, trabalho presente desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Entenda como funciona o suporte psicopedagógico

Cada estudante apresenta suas particularidades, que podem estar presentes na forma como o jovem se comunica com os amigos, no seu comportamento ou no desenvolvimento da leitura ou da escrita. Por serem únicos, os alunos precisam de um acompanhamento personalizado, que geralmente é realizado nas escolas pelo psicopedagogo.

Esse suporte costuma ser oferecido quando os educadores observam que o aluno está com dificuldades em áreas importantes para o aprendizado. Ao perceber esse ponto, o profissional se aproxima do estudante para apresentar a ele recursos que irão ajudá-lo a entender melhor o processo de aprendizagem. Esse é um apoio diferenciado que auxiliará o jovem na realização das tarefas escolares de forma eficiente.

O papel do psicopedagogo, além de apresentar técnicas que de fato vão ajudar o aluno a vencer suas dificuldades, também trabalha para identificar as necessidades psicoafetivas do estudante, focando na sua evolução. Muitas vezes, a família integra esse trabalho em parceria com o psicopedagogo.

Saiba quais são os benefícios desse acompanhamento na escola

Como mencionado, o suporte psicopedagógico auxilia os alunos em diferentes aspectos, tendo como resultado um melhor aprendizado em sala de aula. As famílias costumam participar ativamente deste trabalho, pois o objetivo do psicopedagogo e dos pais é garantir uma formação integral para a criança ou jovem.

Há muitos benefícios neste trabalho em conjunto e listamos a seguir alguns que transformam rapidamente o processo de aprendizagem dos alunos.

  • Compartilhamento de métodos e mecanismos que ajudam o estudante a impulsionar o seu aprendizado.
  • Identificação de comportamentos e sentimentos que podem tornar o aprendizado do estudante um pouco mais complexo em sala de aula, como timidez, tristeza ou nervosismo.
  • Apoio para que o estudante comece a atuar de forma autônoma no processo de aprendizagem, buscando por conta própria soluções que possam ajudá-lo a superar suas dificuldades.
  • Estímulo de práticas que ajudam diretamente no desenvolvimento psicológico, afetivo e motor do aluno, que em muitos casos podem ser os responsáveis pelo bloqueio que dificulta a aprendizagem em sala de aula.

Apresentamos no artigo de hoje o funcionamento e os benefícios do acompanhamento psicopedagógico na escola. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra como desenvolver a liderança e o trabalho em equipe durante a infância.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This