Com a aproximação do início das aulas, é comum a criança ficar ansiosa para saber qual será a sua turma, se os amigos estarão na mesma sala e quais serão os novos professores. Além disso, quando o ano letivo anterior não foi tão positivo, isto é, o aluno passou por uma sequência de notas baixas ou mesmo por uma recuperação, a ansiedade se torna ainda mais intensa.
Nesses casos, o principal receio do estudante é em relação ao seu futuro desempenho, pois ele teme não conseguir superar as dificuldades que encontrou na série anterior. Sabendo deste panorama complexo, é importante que os pais comecem a aplicar algumas estratégias para ajudar o filho a ter um ano letivo mais tranquilo.
Para ajudar as famílias, fizemos uma breve lista com as 3 maneiras de auxiliar o filho a ter um ano letivo mais leve e produtivo. Confira!
1. Converse com o estudante sobre suas dificuldades
Quando o ano letivo termina e as esperadas férias chegam, é difícil ter um tempo para conversar com o filho sobre os desafios que ele encontrou na escola, já que os alunos querem descansar e se divertir neste período.
Mas, quando a última experiência escolar do seu filho não foi tão tranquila, é importante encontrar um tempo para conversar com ele sobre as dificuldades. Nesta conversa, é importante evitar o tom de cobrança, pois a ideia é entender os problemas do jovem e ajudá-lo a identificar as melhores soluções. Esse suporte antes do início das aulas mostrará ao aluno que ele não está sozinho e que os pais, assim como o colégio, irá ajudá-lo a vencer essas barreiras.
2. Crie uma rotina de estudos
A falta de organização pode acabar atrapalhando a produtividade dos alunos e até comprometendo o seu desempenho escolar. Por isso, para que o seu filho tenha um ano letivo mais tranquilo, é importante criar junto com o jovem uma rotina de estudos.
A família pode usar um quadro ou até mesmo aplicativos móveis que ajudam a organizar o período de aulas e também os momentos de estudo em casa. Esse planejamento deve contemplar um período maior de estudo para as matérias que o aluno apresenta mais dificuldades. Caso haja a necessidade de reforço escolar, é importante inclui-lo na programação.
3. Acompanhe a vida escolar do seu filho
A conversa e a elaboração da rotina de estudos são iniciativas que os pais podem adotar agora mesmo, pois elas ajudarão o jovem a começar o ano letivo com mais confiança. Porém, apenas essas estratégias não são suficientes. É preciso um acompanhamento contínuo dos pais.
Para que a rotina agitada não se torne um empecilho para os pais acompanharem a vida escolar do seu filho, é interessante que os adultos organizem a própria agenda, encontrando um tempo para dialogar com a criança e ajudá-la na realização da lição de casa ou dos trabalhos acadêmicos. A participação ativa dos pais estimula os filhos a darem o melhor de si nos estudos e essa motivação ajudará o jovem durante todo o seu ano letivo.
No artigo de hoje, apresentamos 3 maneiras de ajudar o seu filho a ter uma trajetória acadêmica mais tranquila e produtiva. Se você gostou do artigo e quer continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação, não perca as próximas postagens do nosso blog!