Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Conheça atividades que estimulam o gosto pela leitura

leitura

Estimular o gosto pela leitura nas crianças e jovens é uma missão importante que pais e educadores compartilham durante toda a fase de formação dos estudantes. Isso porque, quando pequenas, as crianças podem mostrar bastante interesse pelos livros, porém, com o passar dos anos, é comum acontecer um distanciamento. Por isso, o incentivo à leitura é uma ação contínua.

Há algumas atividades e hábitos que ajudam a incentivar o gosto pela leitura, aproximando cada vez mais as crianças e os jovens da cultura letrada. Se você quer participar mais ativamente deste importante processo, lhe convidamos para conhecer a seguir algumas atividades simples que ajudarão o seu filho a criar o hábito de ler.

Livros presentes no dia a dia da família

Quando pequenas, as crianças prestam muita atenção no universo ao seu redor. Por isso, se os livros forem um objeto presente na rotina da família, certamente o filho terá mais interesse pela leitura.

Não importa a idade da criança, os livros podem e devem estar presentes em momentos diferentes da rotina do pequeno, como nas brincadeiras ou mesmo no banho, com os livros de plástico projetados para esse tipo de uso. Mesmo ainda não alfabetizadas, as crianças gostam dos livros para explorar as cores, as figuras e os desenhos. Esse processo inicial é fundamental para que, anos depois, o seu filho aceite bem o hábito da leitura em sua rotina.

Jornais e revistas também despertam o interesse pela leitura

Quando estão na fase de alfabetização, os alunos querem explorar tudo o que a leitura pode oferecer. Por isso, é importante que a família introduza novos materiais para leitura além dos livros. As revistas e jornais segmentados para o público infantil são ótimos para estimular o gosto pela leitura e apresentar aos estudantes novas abordagens textuais.

Além disso, esses veículos costumam abordar assuntos do cotidiano de forma leve e adaptada para a faixa etária dos leitores, ajudando as crianças a se manterem informadas sobre temas relevantes para a sua formação acadêmica e pessoal.

Programe passeios para estimular o gosto pela leitura

Ler não precisa ser um hábito relacionado apenas ao ambiente escolar. Pelo contrário, para estimular o gosto pela leitura em crianças e jovens é importante mostrar a importância desta atividade no dia a dia. Uma forma de fazer com que o filho visualize essa relevância é promovendo passeios nos quais o foco é a leitura.

Conhecer uma nova livraria e explorar os títulos de interesse do filho é uma forma de aproximá-lo dos livros em uma temática mais descontraída. Nos museus, parques e até mesmo caminhando pelas ruas da cidade, os pais podem apontar o poder da leitura para o convívio em sociedade, mostrando as placas, os anúncios, os ônibus e tudo o que envolve o hábito de ler.  Assim, a criança perceberá que ser um leitor ativo é importante para sua ascensão acadêmica e para inúmeras outras atividades que fazem parte da sua rotina.

No artigo de hoje, apresentamos algumas atividades simples que podem ser realizadas no dia a dia com os filhos para estimular o gosto pela leitura. Vale ressaltar que toda a família acaba se tornando um exemplo para as crianças e jovens, por isso, o hábito de ler precisa estar presente em casa.

Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre a área de educação e veja também em nosso blog o post que mostra como ensinar os estudantes a identificarem as fake news.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This