Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Conheça as profissões do futuro que irão movimentar o mercado de trabalho

profissoes do futuro

Desde o início do século XXI, o mercado de trabalho vem passando por mudanças significativas. Os avanços tecnológicos estão transformando processos, rotinas e profissões. Com isso, áreas tradicionais tiveram que se reinventar para se manterem ativas.

Todas essas mudanças e as projeções para os próximos anos, trouxeram impactos também para a decisão dos jovens sobre qual carreira seguir. Isso porque as chamadas profissões do futuro prometem movimentar o mercado de trabalho, trazendo excelentes oportunidades de crescimento para quem decidir ingressar nesses setores.

Na sequência, reunimos as principais profissões do futuro de acordo com o Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), da Fundação Instituto de Administração, da Universidade de São Paulo, que aponta uma crescente ênfase na inovação, preocupação ambiental e qualidade de vida, características amplamente valorizadas pelos jovens.

Gerente de Eco-Relações

Como mencionado, algumas das profissões do futuro estão diretamente relacionadas com a preservação do meio ambiente. A geração atual é muito mais consciente sobre os impactos que os hábitos da sociedade têm na natureza, por isso, muitas oportunidades de trabalho irão surgir neste setor.

O profissional com o cargo de Gerente de Eco-Relações será responsável por se comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas de cunho ecológico.

Chief Innovation Officer (Chefe de Inovação Oficial)

Os avanços tecnológicos também são grandes impulsionadores das profissões do futuro. Por isso, há muitas oportunidades para os jovens que desejam trabalhar na área de inovação.

O cargo de Chefe de Inovação Oficial, apresentado no Programa de Estudos do Futuro, é exemplo disso. O profissional desta área terá a incumbência de interagir com os funcionários em diferentes áreas da organização para pesquisar, projetar e aplicar inovações que ajudarão a otimizar o trabalho, garantindo o processo sustentável da companhia.

Conselheiros de Aposentadoria

Quando pensamos em profissões do futuro, logo vem à mente as áreas mais tecnológicas. Porém, como essas profissões acompanham as mudanças da sociedade, há áreas que não estão diretamente relacionadas a tecnologia.

Por exemplo, o estudo da Universidade de São Paulo aponta que os Conselheiros de Aposentadoria, uma área ainda em desenvolvimento, tende a crescer bastante nos próximos anos. São profissionais responsáveis por ajudar a planejar a aposentadoria e preparar o indivíduo para uma possível segunda carreira. Com tantas possíveis mudanças no segmento previdenciário, os Conselheiros podem ter um amplo mercado para trabalhar.

Profissões do futuro na indústria

O setor industrial também será impactado pelas profissões do futuro, sendo uma excelente oportunidade para os jovens que sonham em ingressar neste segmento. O levantamento “Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira – 2020”, realizado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), aponta cinco profissões do futuro no setor industrial. São elas:

Supervisor de Produção em Indústrias de Transformação: irá coordenar e programar as atividades dos trabalhadores industriais.

Engenheiro de Petróleo: foco na descoberta de poços e jazidas, bem como no desenvolvimento de projetos de exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural.

Técnico em Sistema de Informação: responsável pela criação e análise de sistemas informatizados com o intuito de gerenciar, processar e armazenar informações em diversos setores de atividades.

Trabalhador de Tratamento de Superfície de Metais e Compósitos: responsável pelo tratamento de superfícies de peças metálicas, não-metálicas e de materiais sintéticos, que pode ser realizado por meio de processos mecânicos.

Engenheiro de Mobilidade: fará a construção, o monitoramento e a manutenção da infraestrutura ferroviária, portuária e aeroportuária.

Apresentamos no artigo de hoje algumas das profissões do futuro que prometem movimentar o mercado de trabalho nos próximos anos. Para continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação, acompanhe as próximas postagens do nosso blog!

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This