Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Conheça as habilidades que a leitura é capaz de desenvolver nos alunos

leitura_1

Uma das conquistas mais importantes dos estudantes em toda a sua trajetória escolar é a alfabetização. Por meio da escrita e da leitura, os alunos conseguem aprender sobre os mais diversos assuntos, garantindo uma formação educacional completa. Além disso, a leitura é fundamental para a ampliação do vocabulário da criança e para o aprimoramento da interpretação e do raciocínio lógico.

Mas, o hábito da leitura proporciona ainda outros ganhos importantíssimos para o desenvolvimento dos estudantes. Parte essencial para o processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis, a leitura ajuda a desenvolver habilidades que acompanharão os alunos durante toda a vida, como veremos a seguir.

Desenvolvimento do senso crítico

Para ser efetivo, o processo educacional precisa contar com a participação ativa dos alunos, ainda mais nos dias de hoje em que o professor já não é mais o único detentor das informações. Com as reflexões geradas pela leitura, os estudantes conseguem assumir um posicionamento mais ativo nas aulas, pois com o conhecimento adquirido eles se sentirão preparados para questionar, levantar hipóteses e criar seus próprios posicionamentos com argumentos bem fundamentados.

É dessa forma que a leitura permite que o jovem desenvolva o seu senso crítico que, inicialmente, é explorado na escola, mas que no futuro se estenderá para as suas relações sociais, sendo um fator importante para a formação de cidadãos ativos e conscientes.

Leitura ajuda na formação de alunos comunicativos

Como mencionado, a leitura estimula o raciocínio e exercita continuamente o cérebro. Sendo assim, essa prática permite que o aluno expanda a habilidade de comunicação, passando a pensar, imaginar e criar mais em seu dia a dia, já que o leitor terá o seu repertório ampliado e conseguirá transmitir parte desses conhecimentos para as pessoas ao seu redor.

Autoconhecimento

As habilidades desenvolvidas pela leitura vão além do universo educacional. Quando as crianças e jovens têm acesso a obras adequadas à faixa etária, a leitura ajuda a promover o autoconhecimento. O contato com as histórias faz com que os alunos identifiquem características e sentimentos em comuns com os personagens.

Na infância, por exemplo, os livros ensinam as crianças a identificar características pessoais, como gênero, idade e profissão, aprendizados importantes para que o pequeno reconheça melhor a si e as pessoas do seu convívio.

Criatividade

Um ponto marcante das crianças é a curiosidade. Sempre que estão diante de algo novo, elas querem explorar e fazer as suas descobertas. A leitura proporciona justamente isso para os alunos, ajudando no desenvolvimento da criatividade e do perfil investigativo.

Os livros não possuem todos os recursos visuais de um filme, por exemplo, assim a criança viaja para diversos lugares, reais ou fictícios, fazendo com que a sua imaginação se encarregue de criar os cenários, as passagens e até os personagens da história.

Apresentamos no artigo de hoje algumas das habilidades que a leitura desenvolve nos alunos. Para continuar aprendendo sobre o assunto, confira em nosso blog o post que reúne atividades para fazer em casa que ajudam no processo de alfabetização.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This