Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Conheça as habilidades desenvolvidas no estudo remoto

habilidades

O estudo remoto é uma novidade para os alunos da Educação Básica. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as escolas de todo o país precisaram interromper as aulas em seus espaços físicos para conter o avanço da pandemia. Já são mais de seis meses nesse novo formato e algumas habilidades específicas foram desenvolvidas pelos alunos ao longo do tempo.

A primeira fase foi de adaptação. Como é algo novo para todos, estudantes e professores tiveram que conhecer e dominar algumas ferramentas que ajudam a tornar o estudo remoto possível e produtivo. Com essa parte concluída, habilidades importantes para a formação integral do estudante passaram a ser intensificadas, como veremos na sequência deste artigo.

Disciplina

Para ter um bom rendimento nos estudos em casa ou na escola é preciso ter disciplina. Mas, essa habilidade se tornou ainda mais importante no estudo remoto. Para dar conta das atividades e ter um aprendizado significativo, os alunos precisaram se reorganizar e seguir um planejamento. Crianças e jovens entenderam que para ter disciplina no momento dos estudos e internalizar os conteúdos é fundamental ficar longe das distrações.

Autonomia

Outra habilidade que vem sendo desenvolvida no estudo remoto é a autonomia dos alunos. Sem o professor presente fisicamente e com os pais participando de apenas alguns momentos, os jovens passaram a realizar na pandemia muitas atividades escolares de forma autônoma, ampliando a visão analítica e investigadora.

Responsabilidade

Com mais autonomia e tendo que coordenar a sua disciplina, os alunos no estudo remoto também estão tendo a chance de desenvolver ainda mais a sua responsabilidade. Com os compromissos de estudo e demais atividades sendo realizadas remotamente, o estudante se viu responsável pela produção e entrega das demandas nos prazos acordados, se comprometendo integralmente com as suas tarefas.

Gerenciamento de tempo

Crianças e jovens de quarentena em casa é sinônimo de videogame e redes sociais o dia inteiro? Não! Com o estudo remoto os alunos estão desenvolvendo a habilidade de gerenciar o seu tempo. Para poder curtir essas atividades, o estudante precisa planejar a rotina, organizando os horários destinados aos estudos e aos momentos de diversão.

Concentração

Estudar em casa e manter a concentração parecem coisas difíceis de serem conciliadas pelos alunos. Mas, com a adaptação ao estudo remoto os jovens estão aprendendo a se concentrar de maneira eficaz em diferentes tipos de atividades, online ou não, evitando que as distrações atrapalhem a conclusão da tarefa.

Motivação

A participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem ganhou ainda mais espaço no estudo remoto. Junto com a autonomia, os jovens também passaram a ter mais motivação para alcançar os seus objetivos escolares e pessoais. Os estudantes estão se enxergando como parte essencial para essas conquistas, o que aumenta o empenho e a dedicação diária.

Você conferiu no artigo de hoje algumas das habilidades desenvolvidas pelos alunos no estudo remoto durante a pandemia do novo coronavírus. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra como o tédio e a ansiedade podem atrapalhar a rotina dos adolescentes em tempos de isolamento social.

Pin It on Pinterest

Share This