Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Conheça alguns critérios para escolher a escola do seu filho

critérios para escolher a escola do seu filho

A escolha da escola onde o filho irá estudar é uma das decisões mais complexas para os pais. Isso porque o colégio irá compartilhar com a família a tarefa de educar a criança. A missão é encontrar uma instituição de ensino que tenha um perfil parecido com o do filho, além de adotar os valores que são considerados essenciais pela família.

O processo para encontrar a escola ideal para o seu filho costuma ser um pouco demorado, pois são muitos critérios a serem analisados. Se você está passando por esse momento e não sabe como organizar a procura pelo futuro colégio do seu filho, confira na sequência deste artigo as 4 dicas que irão te ajudar a tomar a melhor decisão.

1. Faça uma lista com todas as prioridades

Antes de começar a visitar as escolas onde o seu filho poderá estudar, é interessante fazer uma lista com os pontos que são mais importantes para a família. Por exemplo, se o inglês é algo imprescindível para os pais, pois eles querem que o filho tenha acesso a uma educação global, é fundamental incluir na lista as instituições de ensino que oferecem a língua inglesa desde a Educação Infantil.

Se a família também não abre mão de uma educação de tempo integral, é importante incluir essa característica na lista de prioridades. Levantando esses pontos a busca pela futura escola do filho se tornará mais prática, pois as visitas serão realizadas em instituições que realmente tenham o perfil almejado pela família.

2. Busque uma escola que compartilhe os mesmos valores da sua família

Mesmo com a lista de prioridades em mãos, algumas informações sobre a escola apenas serão esclarecidas durante a visita a instituição, quando os pais participam de reuniões com membros da equipe gestora. Nesses encontros, é possível saber se os valores e crenças transmitidos pela escola estão em consonância com a educação repassada pelos pais em casa. Esse é um critério importante e que deve ser avaliado com bastante atenção, pois influencia diretamente na formação do aluno.

3. Conheça a proposta pedagógica

Como vimos, a escolha da escola onde o filho irá estudar é uma decisão importante, pois os pais estão compartilhando com a instituição o desafio de formar jovens competentes e cidadãos de bem. Para a decisão ser assertiva, é muito importante conhecer a proposta pedagógica do colégio. Além de conversar sobre esse assunto com a equipe gestora, os pais podem até optar por acompanhar algumas aulas e bater um papo com outras famílias, assim será mais fácil avaliar se o projeto pedagógico está de acordo com as expectativas da família.

4. Avalie a infraestrutura da escola

Quando os pais entram pela primeira vez na escola, é comum eles prestarem atenção na infraestrutura, porém alguns detalhes importantes acabam sendo deixados de lado. Além da estética, é preciso avaliar a segurança de todos os ambientes, como sala de aula, playground, laboratórios, etc. Também é interessante verificar se as salas são arejadas, se a biblioteca oferece um acervo diversificado e um ambiente acolhedor para o desenvolvimento da leitura.

Hoje, apresentamos 4 critérios que te ajudarão a escolher a escola do seu filho, encontrando a instituição que mais tem a ver com o perfil e os valores da sua família. Se você gostou da dica e quer continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This