Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Conheça algumas habilidades desenvolvidas pelos alunos durante as viagens pedagógicas

viagens pedagogicas

Para engajar os alunos no processo de ensino-aprendizagem, é fundamental que os educadores estimulem a curiosidade para que as crianças e os jovens fiquem imersos em um mundo repleto de descobertas, que são adquiridas em cada nova aula. Mas, não é somente no colégio que o estudante tem acesso ao aprendizado, na verdade, é muito importante que a busca do conhecimento ultrapasse os muros da escola.

Por isso, boas instituições de ensino promovem viagens pedagógicas para que os alunos ampliem o seu repertório, esclareçam as hipóteses levantadas em sala de aula e possam vivenciar o aprendizado teórico que tiveram no colégio.

Além disso, durante as viagens pedagógicas, são desenvolvidas outras habilidades importantes para a formação integral dos alunos e é sobre elas que iremos falar na sequência deste artigo. Não perca!

1. Percepção da realidade

Toda vez que o aluno sai do seu ambiente comum, ele entrará em contato com um novo mundo que o leva para novas descobertas. No caso das viagens pedagógicas, os estudantes serão inseridos em um ambiente estrategicamente escolhido para que eles possam perceber que tudo o que foi estudado na escola e está escrito nos livros é mesmo real.

É nesse momento que o aluno também percebe que a viagem não é apenas uma diversão, mas sim um momento de aprendizado. A ideia de que mesmo fora da escola é possível aprender acaba fazendo com que o jovem coloque em prática conceitos importantes para sua formação integral, como respeito, paciência e até mesmo liderança, estimulada com intuito de conscientizar o grupo a se manter concentrado durante as ações in loco.

2. Observação e seleção das informações

Como as viagens pedagógicas são repletas de descobertas, elas acabam fazendo com que o aluno aprimore a sua observação. Isso porque, durante os passeios, os jovens precisam ficar atentos às informações repassadas pelos professores, bem como ao ambiente ao seu redor. Toda essa atenção se torna ainda mais importante para os estudantes quando o professor solicita trabalhos e relatórios com base na visita realizada.

Além do olhar atento, os alunos também aprendem a fazer a seleção de dados, já que durante a viagem a quantidade de informações coletadas é bastante ampla e eles precisam organizá-las de acordo com a prioridade e relevância.

3. Desenvolvimento da escrita, leitura e interpretação

Como vimos, as viagens pedagógicas são importantes para que os alunos constatem que todo o aprendizado adquirido em sala é real, observem os detalhes presentes em cada nova visita, façam descobertas de forma autônoma e aprendam a selecionar as informações de acordo com a proposta apresentada pelo professor.

Mas, ainda há outras habilidades que podem ser desenvolvidas com base nas viagens pedagógicas, como a leitura, a escrita e a interpretação. Com as atividades sobre a experiência, o aluno é estimulado a expressar todo o seu aprendizado em trabalhos escritos, pesquisas ou apresentações. Para desenvolvê-los, é preciso ler com atenção todos os dados, reescrevê-los para ficarem de acordo com a atividade e, claro, fazer uma interpretação detalhada de cada ponto para que seja possível compartilhar as informações com a turma de maneira clara e coerente.

No artigo de hoje, apresentamos 3 habilidades desenvolvidas pelos alunos durante as viagens pedagógicas. Se você quer continuar por dentro dos assuntos relacionados à educação, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This