Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Conheça algumas atividades para desenvolver o perfil investigativo dos alunos

atividades

Um aluno com o perfil investigativo tem maior facilidade de compreender e transformar a realidade em que vive. Isso porque a sua curiosidade para aprender e conhecer coisas novas o fará buscar com autonomia as respostas para os seus inúmeros questionamentos. Claro que esse perfil investigativo precisa ser desenvolvido na escola, pois a curiosidade natural das crianças deve ser lapidada pelos educadores para que elas consigam utilizá-la de forma efetiva, contribuindo para a sua formação.

Sendo assim, para que a investigação seja o pontapé inicial para o processo de ensino-aprendizagem, é fundamental que as instituições de ensino revejam o seu modelo de educação. Seguir focado apenas em dados mensuráveis, como as notas bimestrais / trimestrais , não é a melhor forma de estimular o perfil investigativo do estudante. A valorização de todo o empenho do jovem e a sua participação ativa em sala de aula são pontos que precisam ser considerados no momento de avaliar o desempenho do aluno.

Para isso, é interessante que a escola promova atividades que ajudam a desenvolver o perfil investigativo dos estudantes. Na sequência, fizemos uma lista com 3 exemplos de ações que são essenciais para aprimorar a curiosidade da criança em prol da sua formação.

1. Aplicação dos conteúdos além dos muros da escola

Vimos que alguns processos educacionais precisam mudar para que os alunos desenvolvam o perfil investigativo. Um deles é tratar o estudante como simples receptor de determinados conhecimentos. Essa atitude limita a capacidade da criança ou do jovem de conectar o seu repertório pessoal com os conteúdos aprendidos no colégio.

Sendo assim, para promover a investigação, é essencial valorizar a participação ativa do estudante, considerando as suas experiências durante o processo de ensino-aprendizagem. A cada atividade promovida, os educadores podem mostrar aos alunos, por meio de exemplos reais, que o que se aprende em sala de aula é muito importante para as mais diversas situações da vida e que esse conhecimento ultrapassa os muros da escola.

2. Debate de ideias

Mais um exemplo de atividade que ajuda a desenvolver o perfil investigativo dos alunos são as ações que valorizam a interação entre os estudantes. Independentemente de qual seja a disciplina trabalhada, é interessante envolver os jovens em debates de ideias a partir de um determinado tema. Com isso, os alunos conseguirão obter mais autonomia no processo de construção do conhecimento, percebendo que eles próprios assumem um papel fundamental para as suas descobertas.

3. Estudo do meio ajuda a desenvolver o perfil investigativo do estudante

Sempre que o colégio organiza um estudo do meio, os alunos ficam bastante ansiosos, afinal, eles irão conhecer um novo ambiente e isso já começa a despertar a curiosidade dos estudantes.

Essa atividade não é um simples passeio, pelo contrário, os alunos são inseridos em um local estrategicamente escolhido pelos educadores para que eles possam constatar e ampliar aprendizados adquiridos no colégio. Outro ponto interessante do estudo do meio é que as crianças e os jovens conseguem aprimorar ainda mais o perfil investigativo, pois há inúmeras descobertas a serem feitas nos locais visitados. Essa habilidade se fortalece ainda mais quando os educadores solicitam trabalhos específicos para os alunos, nos quais é necessário colher informações durante o estudo do meio.

Você conferiu no artigo de hoje 3 atividades que ajudam a desenvolver o perfil investigativo dos alunos, uma característica importante para a formação acadêmica e profissional dos jovens. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra como os pais podem ajudar os filhos a montar um plano de estudo de eficiente.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This