Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Conheça algumas atividades educativas para fazer com os filhos no final de semana

fds

Basta chegar o final de semana para a criançada ficar agitada em casa. Afinal, depois de uma longa semana de estudo e atividades extracurriculares os pequenos querem se divertir. É comum os pais, que também esperaram muito por esse descanso, não saberem o que fazer para que os filhos aproveitem com qualidade o final de semana.

Equilibrar a diversão com o período de descanso é realmente um desafio para as famílias. Mas, ao realizar atividades educativas junto com os filhos, os pais conseguem unir entretenimento e aprendizado, garantindo que os pequenos gastem toda a energia acumulada.

Se você não faz ideia do que fazer com os filhos no próximo final de semana, não deixe de conferir as 4 atividades educativas que iremos apresentar na sequência deste artigo.

1. Visite museus

De início, visitar um museu pode não ser algo tão atraente para os filhos, pois eles costumam relacionar essa atividade com o ambiente escolar e, no final de semana, eles querem só diversão. Mas, é importante os pais incluírem esse passeio no roteiro de algum fim de semana, pois os museus proporcionam excelentes aprendizados para as crianças.

A dica é procurar por museus que tenham atividades específicas para a faixa etária do seu filho. Catavento Cultural, Museu da Imaginação, Museu do Futebol, Pinacoteca do Estado e Museu da Língua Portuguesa são excelentes opções para um passeio educativo em família.

2. Faça um tour pelo centro histórico de São Paulo

As crianças moram há anos na cidade e quase não conhecem o centro histórico? Se a resposta for sim, uma atividade educativa e bastante divertida para fazer com os filhos no final de semana é passear pelo centro de São Paulo. É interessante “entrar de cabeça” nesse passeio, andando de metrô e circulando a pé pelo centro. Vale conhecer os pontos mais famosos, como Praça da Sé, Catedral da Sé, Edifício Martinelli, Mercadão Municipal, Centro Cultural Banco do Brasil, Sala São Paulo e Theatro Municipal.

3. Leve os filhos ao cinema

Essa é uma atividade educativa que as crianças adoram e não poderia ficar de fora do roteiro do final de semana. A recomendação é a mesma dos museus, pois é importante analisar a classificação indicativa do filme e também os temas abordados, assim a diversão e o aprendizado estarão garantidos!

4. Ensine brincadeiras tradicionais para os seus filhos

Com a evolução do recursos tecnológicos, as crianças acabam passando boa parte do tempo livre fazendo atividades nos smartphones ou tablets. Para animar o fim de semana da sua família, garantindo diversão e muitos aprendizados, é interessante apresentar para os filhos algumas brincadeiras tradicionais que fizeram parte da sua infância.

No quintal de casa ou na garagem, pais e filhos podem brincar de amarelinha, pega-pega, telefone sem fio, bambolê, bolhas de sabão, pula corda, detetive, passa anel, dança das cadeiras e cabra cega. Com tantas novidades, certamente o seu filho terá um final de semana inesquecível.

Apresentamos no artigo de hoje 4 atividades educativas para fazer com as crianças. Se você gostou e tem alguma sugestão bacana, compartilhe conosco nos comentários abaixo.  Aproveite e confira também o post que mostra como os pais podem ajudar o filho a montar um plano de estudos eficiente.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This