Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Como tornar a lição de casa uma atividade prazerosa para o seu filho?

liçao de casa

As lições de casa fazem parte da rotina escolar das crianças e jovens e têm um papel importante no desenvolvimento educacional dos alunos. Apesar de ser inserida na Educação Infantil, é comum os filhos apresentarem uma certa resistência para realizar a lição de casa, principalmente quando eles estão entretidos com outras atividades, como internet e videogame.

Mas, dependendo do grau dessa resistência, o desempenho escolar do estudante pode ficar comprometido, pois a lição de casa deixa de ser realizada dentro dos prazos e sem a atenção necessária.

Por isso, é importante que os pais incentivem os filhos e apresentem a eles formas de realizar essa atividade de uma maneira prazerosa, deixando de lado a ideia de que a lição de casa é uma obrigação chata.

Se o seu filho está dando trabalho para fazer as lições de casa e você quer ajudá-lo a ressignificar essa atividade, confira a seguir algumas dicas simples, porém eficazes, que transformarão esse momento em algo legal e repleto de aprendizados.

Converse sobre responsabilidades

Um dos primeiros pontos que os pais devem abordar com o filho em relação a lição de casa tem a ver com a responsabilidade. É importante falar com a criança sobre as atividades que ela deve cumprir no seu dia a dia, dando exemplo de tarefas que os pais e os irmãos também desempenham em suas rotinas.

Assim, o pequeno percebe que todos têm atividades para realizar e que a lição de casa é uma tarefa de sua resolubilidade e que ele deve fazer com muita atenção, cumprindo os prazos estipulados pelos professores.

Reserve um local adequado para realizar a lição de casa

Fazer a lição de casa vendo TV ou com o smartphone na mão está longe de ser o ideal. Além de distrair o aluno, esses recursos geram uma ansiedade na criança, fazendo com que ela tente terminar o mais rápido possível a atividade para focar na diversão.

Por isso, é importante reservar um local em casa que seja adequado para o seu filho realizar a lição de casa. Pode ser uma mesa na sala ou no quarto, que tenha boa iluminação e que possa ficar distante dos recursos que distraem as crianças.

Disponibilizar lápis, caneta, borracha e livros para consulta é interessante para que o pequeno mantenha o foco na lição de casa. Além disso, dependendo do espaço, os pais podem investir no lúdico, decorando o local com letras do alfabeto, números e bichinhos, por exemplo.

Seja um incentivador do seu filho

Quando a criança apresenta resistência para realizar a lição de casa, é comum alguns pais oferecerem algo em troca para que o pequeno termine a tarefa, por exemplo, um doce, mais tempo no videogame, um brinquedo, entre outras recompensas.

Mas, esse tipo de atitude não é recomendada, pois a criança somente irá realizar a lição de casa quando tiver uma troca. A forma mais eficaz de incentivar e tornar a atividade mais prazerosa para o seu filho é mostrando para ele que você valoriza o esforço dele e que está ali para ajudá-lo a superar todos os desafios.

Acompanhar a realização dessa tarefa, instigar a criança para que ela encontre as respostas e parabenizá-la pela dedicação são algumas formas de tornar a lição de casa mais leve e agradável para o pequeno, sem cobranças excessivas e recompensas que não trazem bons resultados a longo prazo.

Listamos no artigo de hoje dicas de como despertar o interesse do seu filho pela lição de casa, mostrando para ele que essa atividade pode ser sim muito prazerosa. Para continuar por dentro de assuntos ligados à educação, veja também em nosso blog o post que mostra como a amizade ajuda a melhorar o desempenho acadêmico das crianças.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This