Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Mundo digital: Como os youtubers influenciam no comportamento dos jovens?

youtubers

Que a TV deixou de ser interessante para as novas gerações a gente já sabe, mas os motivos por trás desse fato são difíceis de serem acompanhados pelos pais. Hoje em dia, ter um espacinho na internet, sem muito compromisso, podendo falar o que quiser e com vasto alcance de público, é o novo sonho de muitas crianças e adolescentes.

Se você é pai e não consegue entender a influência dos youtubers na vida dos seus filhos, não deixe de ler o artigo a seguir.

Por que os jovens gostam tanto dos youtubers?

As crianças e os adolescentes se identificam com os youtubers, pois possuem praticamente a mesma faixa etária, estão em séries próximas na escola, curtem as mesmas músicas, filmes, séries e livros. Além disso, situações comuns da vida de um jovem são compartilhadas diariamente por esses influenciadores na internet.

Mas, o que chama mais a atenção do seu filho é a proximidade com o ídolo. É comum os youtubers interagirem com os fãs, respondendo perguntas e até marcando eventos para encontros presenciais.

Fama no Youtube e a liberdade de expressão

Você já ouviu falar de Whinderson Nunes? Ele é um comediante que se apresenta nos palcos de todo o Brasil com shows de stand-up comedy, mas ganhou notoriedade em seu canal no Youtube, que hoje tem mais de 17 milhões de seguidores. Whinderson fala de assuntos aleatórios, como experiências pessoais, relacionamentos, desabafos, paródias e até resenhas de filmes, tudo de uma maneira bem-humorada e livre.

Essa liberdade de expressão é outro ingrediente que chama a atenção dos jovens. O sueco Felix Kjellberg, mais conhecido como PewdiePie, é o youtuber mais conhecido mundialmente. Além de humor, ele faz vídeos sobre um assunto que muito interessa os jovens, videogame.

Pewdiepie conta com mais de 53 milhões de inscritos ao redor do mundo e devido a tanta notoriedade somada a liberdade de expressão, o youtuber teve recentemente o contrato cancelado com a Disney por ser acusado de produzir vídeos com conteúdos racistas.

Conheça os tipos de canais que fazem mais sucesso entre os jovens

Não é só de humor que vive o Youtube. Além de canais desse gênero, existem programas com foco em culinária, maquiagem, tutorial, idiomas e aulas para vestibular. Um tipo de youtuber que cresce no Brasil são aqueles que falam de livros, conhecidos como booktubers.

Apesar de o número não ser tão elevado quanto dos youtubers de humor e de games, os booktubers no Brasil se destacam por participarem e organizarem maratonas literárias. Por conta da influência, muitos deles são convidados para participar de feiras literárias, como a Bienal do Livro.

Por que os pais também devem se conectar?

A internet é o meio em que as pessoas encontram mais liberdade para expor suas opiniões, sendo um ambiente no qual as crianças e os jovens têm acesso a todo tipo de conteúdo. Por isso, é importante que os pais se atualizem e conheçam, pelo menos, quais os youtubers são os mais seguidos pelo seu filho.

Assim, é possível identificar se os conteúdos desses canais são apropriados para a faixa etária e perceber o quanto esses youtubers estão influenciando no comportamento da criança ou do jovem.

Para continuar por dentro das dicas e novidades relacionadas a educação, acompanhe as próximas postagens do nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This