Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Parceria escola-família: Como os pais podem ajudar os filhos com a lição de casa?

como os pais podem ajudar os filhos com a licao de casa - Colegio Marupiara

As lições de casa estão presentes na rotina dos alunos desde a Educação Infantil e, ao longo dos anos, a complexidade das tarefas se aprofunda e a periodicidade com que são pedidas se intensifica, demandando cada vez mais concentração, raciocínio e organização dos estudantes.

Além da consolidação do aprendizado, a rotina das lições de casa faz com que o aluno

sinta a necessidade de organizar seu tempo e compromissos escolares, além de aprender a

planejar a realização de suas tarefas, uma etapa fundamental no processo de aprendizagem.

Diferentemente do que muitos pensam, a lição de casa é uma atividade bem vista pelos alunos. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido da Sociedade Brasileira de Pediatria, afim de identificar o que deixa os estudantes mais felizes, mostrou que 91% dos entrevistados apontaram as férias, 89% a hora do recreio e 65% ficam alegres ao fazer a lição de casa.

Para os pais, a lição de casa é uma boa maneira de acompanhar o desempenho do filho na escola. Participar do dia a dia escolar da criança, auxilia as famílias a perceberem quais as dúvidas mais frequentes do aluno para que, se necessário, possam buscar ajuda dos educadores, afim de suprir uma dificuldade da criança.

Porém, muitos pais ficam em dúvida se devem ou não ajudar seus filhos com a lição de casa. O principal receio é confundir a criança ou acabar dando a resposta para as tarefas, sem deixar que o estudante realize a lição com autonomia.

Segundo a psicopedagoga Sueli Conte, em entrevista ao UOL Educação, os pais devem estar presentes durante a realização da lição de casa e mostrar que a criança pode pedir ajuda a qualquer momento. A especialista conta que os pais devem orientar, mostrar que estão por perto se o filho precisar, pois ficar o tempo todo sentado ao lado torna a criança muito dependente e ansiosa.

5 dicas para ajudar seu filho com a lição de casa

  • Evite a tentação de dar respostas prontas. O aluno precisa aprender a pensar por si só e essa é uma das funções da lição de casa. Se o aluno não conseguir de forma nenhuma realizar a tarefa, é importante que o professor saiba disso, pois esse é um fato rotineiro do processo de aprendizagem.
  • Errar faz parte da formação do aluno. Se seu filho está convencido de que desenvolveu a tarefa corretamente, é importante que a leve de volta para a escola para que o professor possa problematizar suas hipóteses e suscitar novas reflexões.
  • Embora, cada vez mais, crianças e jovens desempenhem várias tarefas ao mesmo tempo, a maior probabilidade é que a concentração fique prejudicada em ambientes com muito estímulo. Garanta que seu filho tenha um lugar tranquilo e silencioso para fazer as lições.
  • Fazer todas as lições de uma vez só pode, realmente, ser muito cansativo e pouco produtivo. O ideal é que isto suscite no aluno o interesse por formas de se organizar. Os pais podem ajudar pensando junto quando o filho se vê com mais afazeres do que gostaria acumulados em um único dia, sugerindo formas de organização que o ajude a distribuir melhor as tarefas.

Geralmente, isso fica mais fácil se o aluno tiver uma forma de visualizar as datas em que tem que entregar as lições e os outros compromissos. Uma agenda semanal ou um mural no quarto podem ajudá-lo a perceber qual será o melhor momento para se dedicar à lição em função do cansaço, dos outros compromissos e do prazo de entrega, desde que seja a própria criança ou jovem que utilize essas ferramentas para se organizar.

  • Em alguns casos de dificuldade de concentração, limitar o tempo que o aluno deve dedicar à lição de casa pode ajudá-lo a se concentrar evitando dispersar-se com outros estímulos.

A lição de casa é um elo entre os pais e os alunos. Participe desse importante momento da formação acadêmica de seu filho!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This