Paste your Google Webmaster Tools verification code here

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

DESCRIPTION

Como os educadores devem abordar em sala de aula os assuntos da atualidade?

atualidades

Hoje, os jovens passam boa parte do dia conectados à internet e, por isso, eles estão antenados nos assuntos da atualidade. Por conta desse acesso, os pais ficam bastante preocupados com a forma com que diversos temas são apresentados para os filhos todos os dias na internet.

Compartilhando dessa mesma preocupação, muitas escolas estão abordando os assuntos da atualidade com maior frequência nas aulas, mesclando os conteúdos pedagógicos com as questões presentes no dia a dia dos alunos.

Mas, essa não é uma iniciativa muito recente. Desde 1997, é obrigatório que as escolas abordem os chamados temas transversais – ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural. No entanto, cada instituição decide a melhor forma de apresentar esses assuntos aos estudantes.

A aproximação do colégio com a realidade dos jovens é muito importante e acaba despertando ainda mais o interesse deles pelos estudos. Sem falar que esses assuntos são fundamentais para a formação integral dos futuros cidadãos.

Na sequência, iremos mostrar como os educadores podem abordar em sala de aula os principais assuntos da atualidade, dando também aos pais o suporte necessário para que esses temas sejam debatidos em casa. Confira!

Estímulo ao debate saudável

Um dos principais problemas da sociedade atual é o desrespeito às diferenças. Hoje, basta fazer uma simples análise nas redes sociais para perceber a dificuldade que as pessoas têm em lidar com opiniões diferentes das suas. Isso acaba gerando discussões repletas de ódio e preconceito, nas quais não há nenhuma troca positiva.

Diante dessa triste realidade, a escola deve incentivar os alunos a debaterem os assuntos da atualidade na sala de aula ou na internet de maneira saudável, isto é, sem ofensas e xingamentos que não agregam em nada. O educador deve apresentar nas atividades com a classe a importância das opiniões diferentes, que ajudam a gerar análises críticas sobre o assunto.

O desafio dos professores é o de não “tomar partido” de nenhum lado do debate, atuando como mediador. Com esse papel, o professor conseguirá auxiliar os jovens na promoção de um diálogo rico em ideias e focado no respeito.

Parceria escola-família

Como vimos, a escola compartilha com os pais diversos pontos relacionados à educação acadêmica e pessoal das crianças e dos jovens. Por isso, os professores, além de trazerem os temas da atualidade para a sala de aula, podem também ajudar os pais que têm dificuldades em debater com os filhos essas questões em casa.

Para isso, é necessário haver uma parceria da escola com as famílias. Reuniões, palestras e debates entre educadores e pais são importantes para a troca de ideias e experiências. Além disso, essas ações conjuntas ajudam a levantar as melhores formas de apresentar e orientar os filhos sobre os mais diversos assuntos da atualidade, que, como abordado no início, fazem parte da rotina dos jovens.

No artigo de hoje, mostramos que é bastante importante abordar em sala de aula e também em casa os assuntos da atualidade que movimentam a internet e as redes sociais, valorizando sempre o respeito às diferenças e o debate saudável.

Para continuar por dentro dos assuntos ligados à educação, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This