Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Como motivar os alunos no ensino remoto?

motivar adolescentes

Após um ano de pandemia de Covid-19, milhares de alunos brasileiros seguem no ensino remoto. Mesmo que a fase de adaptação já tenha passado, ainda existem muitos desafios nessa trajetória. Para os educadores, um dos processos mais complexos nesse “novo normal” é encontrar formas eficazes de motivar os alunos no ensino remoto.

O que era novidade no início da pandemia hoje já não é. Essa realidade exige que todos tenham criatividade para garantir que o processo de ensino-aprendizagem transcorra bem em todos os ciclos escolares.

Para auxiliar os professores nesse longo e desafiador processo de motivação dos estudantes no ensino remoto, listamos algumas dicas que podem ser aplicadas já nas próximas atividades. Confira!

Crie um ambiente leve e interativo

Não é porque a turma não está presente fisicamente que os educadores não devem transformar as aulas em algo leve e interativo. Na verdade, o ensino remoto requer que todos se envolvam no processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma troca contínua de experiências e conteúdos.

Da parte do professor, é interessante abrir nas aulas espaços para essas trocas online com os alunos. As atividades de debates e dinâmicas de grupo podem e devem ser utilizadas como ferramentas para tornar o ambiente mais leve, acolhedor e interativo.

Utilize recursos audiovisuais para motivar os alunos no ensino remoto

Outra estratégia que pode ajudar a manter a turma engajada e focada nas aulas remotas são os recursos audiovisuais. Por meio de músicas, podcasts, vídeos e games, é possível trabalhar diversos conteúdos pedagógicos com os estudantes de uma forma mais próxima da realidade dos jovens.

Além disso, esses recursos audiovisuais tornam a aprendizagem mais atrativa para os alunos e servem como um estímulo para que eles sigam empenhados em suas atividades. Ao projetar as aulas com base nesses recursos, é interessante sempre pensar em como as tarefas podem ser desafiadoras, despertando o perfil investigador nos estudantes.

Envolva as famílias nas atividades

Com tantos desafios no ensino remoto, para obter o sucesso é fundamental a participação de todos nesse processo: professores, pais e alunos. Por isso, uma das maneiras dos educadores ajudarem a motivar os estudantes é por meio das atividades que contam com a presença das famílias.

Acompanhar os filhos nas atividades pós-aula é o primeiro passo. Quando o aluno percebe esse envolvimento dos pais, ele se motiva a dar o melhor de si. Então, os professores podem sempre reforçar essa importância nos bate-papos com as famílias.

Algumas atividades envolvendo os pais, como entrevistas e pesquisas em grupo, também podem ser solicitadas no ensino remoto, tornando o processo de aprendizagem dos alunos ainda mais rico.

Apresentamos no artigo de hoje algumas dicas de como motivar os alunos no ensino remoto. Se você gostou e quer continuar por dentro de assuntos relacionados à educação, confira também em nosso blog o post que mostra as boas práticas que fortalecem a aprendizagem dos alunos no ensino híbrido.

Pin It on Pinterest

Share This