TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Como incentivar o gosto pela leitura, transformando-a em um hábito e não em uma obrigação?

Como incentivar o gosto pela leitura

Fazer a criança e o jovem tomar gosto pela leitura é um dos desafios dos educadores e pais do século XXI. Na escola, o trabalho com a leitura se inicia na Educação Infantil como forma de despertar o interesse das crianças pelos livros e estimular a imaginação. Esse processo tem continuidade nas séries subsequentes com foco na amplitude dos conhecimentos e no senso crítico.

Segundo a autora Délia Lerner, em seu livro “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário”, um dos maiores desafios das instituições escolares é desenvolver praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam decifrar o sistema de escrita. Para a autora, é fundamental que a escola forme leitores críticos, capazes de ler entrelinhas e assumir uma posição própria frente à mantida, explícita ou implicitamente, pelos autores dos textos com os quais interagem.

No entanto, o hábito de ler não é uma realidade para boa parte dos brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro sobre os hábitos culturais dos brasileiros, a leitura de livros caiu de 35% em 2013 para quase 30% em 2014. Além disso, a pesquisa aponta que 70% dos entrevistados não leram um único livro no último ano. O uso da internet, facilitado pelos smartphones, é apontado na análise como um dos responsáveis pela queda na leitura, principalmente entre os jovens.

Mas, como fazer com que crianças e jovens se interessem pelos livros? Como fomentar o prazer da leitura em um mundo em que tudo está ao toque dos dedos, em que os estímulos visuais e auditivos deixam pouco para a imaginação?

Em meio a tantos questionamentos, pequenas ações do dia a dia, dentro e fora da escola, podem fazer a diferença nesse processo. Saiba como:

Incentive e dê liberdade de escolha

A leitura não pode estar relacionada a algo desgastante para o aluno, pois as pequenas distrações do dia a dia irão fazer com que ele perca a atenção no que está lendo. Uma forma interessante de incentivar a leitura em sala de aula, principalmente nas séries iniciais, é o professor ler junto com os seus alunos, fazendo com que eles possam se concentrar mais facilmente na parte imaginativa do livro, além de desenvolver foco e atenção.

Destinar momentos para as crianças e jovens escolherem livros que querem ler de acordo com os seus gostos também ajuda a ampliar o interesse pela leitura. Mas, para os estudantes que têm maior resistência a leitura, a liberdade de escolha é ainda mais importante. Nesta etapa de incentivo, vale ler gibi, jornal de esporte, revistas “teen” ou escolher um livro com poucas páginas. Quando o próprio aluno menos esperar, ele estará lendo com prazer e esse ato se tornará um hábito na sua rotina escolar e pessoal.

Parceria escola-família

Tornar a leitura algo prazeroso é uma tarefa de parceria entre a escola e a família, já que a atitude dos pais influencia a postura dos filhos. Por isso, em casa, é importante os pais mostrarem para a criança que têm o hábito de ler e que a leitura está presente em vários momentos do nosso dia a dia. Simples atitudes como ler uma história antes de seu filho dormir ou convidá-lo para ir a um sarau em uma livraria, são iniciativas que podem fazer a diferença e formar, no futuro, leitores mais críticos e apaixonados pela leitura.

Com os jovens, a leitura de um livro que virou filme e revistas adequadas à faixa etária fazem muito sucesso. Uma boa dica para incentivar a leitura em casa é os pais, de vez em quando, ler o mesmo livro que os filhos para conversarem sobre a leitura e, assim, valorizar o aprendizado que o jovem adquiriu, além de ser uma ótima oportunidade de interação.

Tecnologia a favor da leitura

Muitos temem que os avanços tecnológicos influenciem negativamente na formação dos alunos, principalmente no desenvolvimento da escrita e da leitura. Mas, vivemos na “Era Digital”. Em vez de combater esta realidade, por que não usar o que a tecnologia nos oferece para estimular o gosto pela leitura?

O leitor digital, por exemplo, é um dispositivo que exibe o conteúdo de livros que podem ser  compartilhados e/ou debatidos com diversas pessoas por meio de alguma comunidade online.

Outros benefícios e vantagens se encontram em algumas funcionalidades. Por meio de links, um texto dentro de um livro pode ser facilmente pesquisado e acessado em instantes na internet. Anotações podem ser feitas sem rabiscar nenhuma página. Tamanho e tipo de fonte podem ser ajustados de acordo com a preferência. Imagens animadas e conteúdos multimídia também podem ser incorporados à leitura.

Essas são algumas ações que, aos poucos, se colocadas em prática, farão de qualquer um, um verdadeiro leitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Single Event Page

This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.

Today Upcoming Events

No upcoming events for today

15 Next Events

No upcoming events for today

Free Aftersales Support

We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.

Visit Support Forum

Customization Services

We provide WordPress customization services some of which are:

  • Theme install and set-up
  • Responsive development
  • Custom page templates
  • Custom plugin development
  • Custom theme and icons design

Blog Categories

Pin It on Pinterest

Share This