Paste your Google Webmaster Tools verification code here
O isolamento social é uma das medidas eficazes para conter a disseminação do novo coronavírus. Sendo assim, milhares de adolescentes trocaram a rotina agitada entre escola, atividades extracurriculares, passeios e amigos, pelo isolamento em casa. Por mais que muitas dessas atividades estejam sendo realizadas de forma remota, a falta do convívio social costuma impactar bastante os jovens.
Isso porque a quarentena é um dos momentos em que o tédio e a ansiedade crescem, tornando a rotina dos adolescentes ainda mais difícil. Sem uma previsão concreta de quando os dias voltarão ao “normal”, é importante que os pais deem aos filhos uma atenção especial nessa fase, buscando entender quais são os seus principais desafios.
Para auxiliar na aproximação entre pais e filhos nesse período de isolamento social, vamos abordar na sequência deste artigo dicas de como minimizar os impactos da quarentena na rotina dos adolescentes.
O tédio e a ansiedade são sentimentos comuns no período de isolamento social. Mas, uma forma interessante de minimizar essas sensações é por meio da rotina. Seguir dia a dia sem nenhum planejamento não é algo satisfatório, pois compromete a produtividade dos jovens e acaba ampliando as chances de frustração.
Sendo assim, os pais ao perceberem esse comportamento no filho adolescente pode convidá-lo para montar uma rotina durante a quarentena. Os adultos podem mostrar como eles estão organizando as tarefas do trabalho e da casa e incentivar o jovem a preencher o seu tempo de forma inteligente, com períodos para o estudo, atividades da casa, exercícios físicos, diversão e para relaxar.
Claro que haverá dias em que cumprir a rotina não será fácil para o adolescente, mas tudo bem. É importante o jovem entender que há esses altos e baixos, porém é preciso se empenhar e se motivar todos os dias para que a quarentena não seja marcada apenas por sentimentos negativos.
Outra maneira eficaz de mudar a rotina dos adolescentes em tempos de isolamento social é estimulando a criatividade dos jovens. As crianças adoram inventar e descobrir coisas novas, mas com o passar dos anos essa característica fica um pouco adormecida. Por isso, na quarentena é interessante convidar o seu filho para aprender coisas novas e colocar a criatividade em ação.
Criar receitas, montar uma horta em casa, aprender a tocar um instrumento ou simplesmente assistir um gênero diferente de filme são atividades que incentivam o jovem a abrir a mente e pensar em coisas novas, tirando um pouco o foco do isolamento social.
Os adolescentes já cresceram em um mundo conectado. Mas, quando o tédio e a ansiedade chegam pode acontecer dos jovens perderem o interesse até mesmo por atividades que já faziam parte da rotina antes do isolamento, como as conversas online com os amigos.
Por isso, vale incentivar os filhos a manterem a comunicação com os amigos durante essa fase. Reuniões virtuais com a turma para celebrar aniversários ou datas comemorativas, por exemplo, são ótimas formas de mostrar o quão a participação dos colegas é importante no nosso dia a dia, mesmo que o contato físico não seja possível nesse momento.
Mais uma forma de contornar o tédio e a ansiedade dos adolescentes durante o isolamento social é apresentando aos jovens formas de aproveitar esse tempo para investir no autoconhecimento. Práticas de meditação, yoga e terapias com psicólogos online podem ser oportunidades para os filhos investirem no autoconhecimento e saírem ainda mais fortes e maduros da quarentena.
No artigo de hoje, mostramos um pouco dos desafios da rotina dos adolescentes em tempos de isolamento social e como os pais podem auxiliar os filhos nessa fase. Para continuar por dentro de dicas como essa, acompanhe as próximas postagens do nosso blog!
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017