Paste your Google Webmaster Tools verification code here

TEMAS ATUAIS

Temas indispensáveis à formação de uma sociedade crítica e democrática

Como despertar nos alunos a vontade de aprender?

vontade de aprender

Aquela vontade de descobrir o mundo que muitas crianças demonstram ter na infância é uma característica muito valiosa e que pode ser utilizada para despertar nos alunos a vontade de aprender. No entanto, o desafio dos educadores e da família é ajudar os pequenos a manterem ativa essa curiosidade positiva.

Conforme vão crescendo, muitos alunos começam a associar os estudos com uma obrigação e toda aquela vontade de descobrir e aprender pode se enfraquecer. Por isso, é importante que a escola e os pais estejam atentos e preparados para despertar ou recuperar nas crianças e jovens a vontade de aprender.

Esse é um processo contínuo e que exige uma participação ativa de todos. Se você está percebendo que o seu filho já não se interessa mais pelos estudos ou que ele associa as atividades escolares com algo chato e massivo, confira na sequência deste artigo dicas de como aguçar a curiosidade e a vontade de aprender nas crianças e adolescentes.

Torne a leitura um hábito em sua casa

As crianças têm os pais como um exemplo a ser seguido, por isso, é comum elas replicarem os hábitos e atitudes dos adultos. Sendo assim, uma forma de despertar o interesse pelo aprendizado em seu filho é mostrando para ele desde a infância como a leitura é algo interessante e repleto de descobertas.

Antes mesmo que os pequenos tenham acesso ao processo de alfabetização, a leitura deve estar presente em sua rotina. A cada história, a imaginação é estimulada e as crianças ficam curiosas em saber como os pais transformam aquelas letras em histórias tão interessantes. Quando começam a ser alfabetizados, os alunos se empenham ainda mais para aprender, pois também querem ter o “poder” de ler todos os livros que quiserem.

Mostre para o seu filho que todos os aprendizados são importantes

Outra característica comum das crianças é a de se dedicar bastante a algo que os pais valorizam. Por isso, para despertar a vontade de aprender no filho é fundamental que a família acompanhe de perto a trajetória escolar, o ajude a superar os desafios e valorize cada novo aprendizado, por mais simples que ele seja. Esse suporte deixará a criança mais feliz e com vontade de aprender ainda mais.

Saber lidar com os erros também ajuda a despertar a vontade de aprender

Uma frase bastante famosa tem tudo a ver com a vida escolar dos estudantes: “É errando que se aprende”. Como em todo processo novo, os erros aparecem e são comuns, porém, dependendo da forma como a criança encara essa situação, o erro pode acabar sendo algo frustrante e que desestimula o aprendizado.

Se o seu filho se comporta dessa forma quando não consegue, por exemplo, realizar uma lição de casa, é importante ajudá-lo a ressignificar esse sentimento. Os pais podem mostrar para a criança ou jovem que não é preciso ter medo de arriscar, de tentar novamente e de percorrer novos caminhos até conseguir aprender. Também vale falar que os erros e as frustrações fazem parte da vida e não só do processo educacional e que lidar bem com essas situações é muito importante para a evolução.

Vimos que com uma boa parceria entre a escola e as famílias é possível despertar nos alunos a vontade de aprender, mesmo quando a criança ou o jovem fez uma associação negativa dos estudos.

Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre educação e veja também em nosso blog o post que apresenta dicas de aplicativos que ajudam os alunos a se aproximarem da matemática.

Quer mais conteúdo?

Preencha os dados e receba o melhor conteúdo sobre educação e atualidade!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This